Você sabe como é viver nas montanhas?

como é viver nas montanhas
Nicolas Prieto/Unsplash

Aposto que você sempre se perguntou como é viver nas montanhas. Como no Brasil a maioria das pessoas não vive em regiões montanhosas e nem convivem com longos períodos de gelo ou neve, há uma enorme curiosidade em saber como as populações de montanha vivem seu cotidiano.

Antes de mais nada é importante esclarecer que existem inúmeras diferenças culturais entre países e povos, além de peculiaridades de cada região. Logo, esse é apenas um recorte geral sobre populações que vivem em cidades e regiões de montanha.

Clima

As regiões montanhosas sofrem com temperaturas baixíssimas no inverno. É muito comum que estas também sejam regiões bem úmidas e com muito vento.

Em cidades ou comunidades que ficam literalmente nas montanhas e não ao seu redor, o ar rarefeito por conta da altitude do lugar é um adicional para essas condições de vida extremas.

Toomas Tartes/Unsplash

Culinária

Nós já mostramos um pouquinho da culinária de montanha na Argentina e no Chile. Além disso, as civilizações antigas que viviam na Cordilheira dos Andes, por exemplo viviam do cultivo de batatas, milho, tomates e outros vegetais que tiveram suas primeiras espécies “domesticadas” ali na região.

Por outro lado, nos Alpes, animais como cabras e ovelhas foram estabelecidas na região, o que trouxe uma grande possibilidade de produção de queijo na região, por exemplo.

Nas montanhas sul-americanas, o churrasco e os pratos tradicionais feitos com milho, como o pastel de choclo do Chile, são pratos típicos da região. Além disso, as empanadas também estão presentes na culinária andina, seja na Argentina, no Chile ou até na Bolívia, em cada país com suas particularidades.

Empanadas
Delfina Iacub/Unsplash

Bem como no hemisfério sul, na Europa também temos uma culinária de montanha com algumas marcas registradas. Nos Alpes, o queijo é base de sua culinária. Foundues de vários tipos de queijo e a raclette, um queijo derretido e raspado sobre carnes, batatas ou outros acompanhamentos são pratos tipicamente alpinos.

Raclette
Ellena McGuinness/Unsplash

Por fim, existem inúmeras cidades em regiões montanhosas ao redor do mundo, com suas peculiaridades e diferenças. Porém, grande parte dessas localidades compartilham muitas coisas por conta de sua geografia e seu clima, fazendo dessa realidade algo muito diferente para a maioria dos brasileiros. Por isso, o Brasil na Neve trouxe esse panorama geral sobre como é viver nas montanhas!

Leia também:

Onde praticar o Ski Cross Country?

Confira os principais destaques do Brasileiro Open 2023!