Onde praticar o Ski Cross Country?

Martine Jacobsen/Unsplash

O Ski Cross Country é uma das modalidades de neve mais populares no mundo todo e uma das mais antigas também. Na última edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, o Brasil teve sua maior delegação da história na modalidade. Mas afinal, onde praticar o Ski Cross Country?

Os melhores lugares para praticar o esporte

Tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul existem muitas opções para se praticar a modalidade. Confira aqui os três dos melhores destinos de Ski Cross Country no mundo!

Sjusjøen (Noruega)

Sjusjøen, na Noruega é inegavelmente um dos principais destinos de Ski Cross Country. No país considerado o berço do esporte, esse é um dos destinos preferidos de atletas de alto nível para treinos em início de temporada.

Com uma área de aproximadamente 350km preparada para a prática do Ski Cross Country, o resort de Sjusjøen localizado a 20km da cidade de Lillehammer, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994, é considerado o melhor da Noruega para a prática do esporte.

Sjusjøen, na Noruega
Divulgação/Site

Aspen Snowmass (EUA)

Não é só na Europa que existem lugares fantásticos para quem quer praticar o Ski Cross Country. Localizado no estado de Colorado, nos Estados Unidos, Aspen Snowmass é um dos principais resorts do país quando se fala na modalidade.

Além de oferecer aulas particulares e em grupo, e também aluguel de equipamentos, o terreno também é de acesso livre e gratuito para os que já conhecem a modalidade e tem seus próprios equipamentos.

Com uma grande oferta de hotéis nas proximidades, o Aspen Snowmass desponta como um dos melhores lugares de Ski Cross Country fora da Europa.

Divulgação/Facebook

Cerro Catedral (Argentina)

Já na América do Sul, um dos principais destinos para quem quer praticar o Ski Cross Country é o resort Catedral Alta Patagonia, localizado no Cerro Catedral na cidade de San Carlos de Bariloche, na Argentina.

O resort atualmente sedia anualmente competições internacionais FIS não apenas do Cross Country mas também de outras modalidades.

Como ainda estamos na temporada austral, o Cerro Catedral se torna uma interessantíssima opção para a prática do esporte.

Manex Silva, atleta brasileiro do Ski Cross Country em Cerro Catedral

E no Brasil, consigo praticar Ski Cross Country?

Onde praticar o Ski Cross Country no Brasil

Como todos sabem, não temos neve no Brasil. Por isso, a alternativa para brasileiros que querem praticar o Ski Cross Country sem sair do país é o Rollerski. A modalidade é uma adaptação da técnica do Ski Cross Country para o asfalto, sendo praticada com um ski com rodinhas.

Anualmente a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve organiza o Circuito Brasileiro de Rollerski e de Para Rollerski, no Parque EcoEsportivo Damha, em São Carlos (SP). Confira como foi a primeira etapa do Circuito em 2022!

Além disso, a CBDN também tem uma parceria com o projeto Ski na Rua, um projeto que incentiva a prática do Rollerski entre crianças e jovens da comunidade de São Remo, na zona oeste de São Paulo. O projeto idealizado pelo atleta olímpico Leandro Ribela já atendeu mais de 600 jovens desde seu início em 2012.