Conheça o Rollerski, o esporte de neve no asfalto!

rollerski esporte de neve

Os esportes na neve dependem muito das condições climáticas. Por isso, no verão europeu ou em países sem neve, como o Brasil, a solução é praticar o Rollerski, o esporte de neve no asfalto.

Saiba mais sobre a modalidade!

Benefícios do Rollerski para a saúde

Proporcionando uma atividade física que pode usar até 90% dos músculos para ser executada, o Rollerski simula o Ski Cross Country e proporciona diversos benefícios aos seus praticantes.

Entre esses benefícios estão: trabalho abdominal, aprimoramento do equilíbrio, aumento da capacidade aeróbia, alta ativação de membros superiores e inferiores e um alto gasto calórico durante sua prática.

Assim, os atletas podem se preparar para as temporadas de competição mesmo com a ausência de neve, e os praticantes que querem apenas melhorar seu condicionamento físico encontrarão no Rollerski uma excelente opção.

Preparo e treino de atletas brasileiros

As condições climáticas do Brasil, um país tropical, dificultam a realização de esportes de neve no território nacional. Assim, o Rollerski se torna uma grande alternativa tanto para o início de treinamento de jovens atletas no Brasil, quanto para o treinamento de atletas veteranos que buscam manter o alto nível de performance.

Para impulsionar o desenvolvimento, a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve realiza desde 2014 o Circuito Brasileiro de Rollerski, que conta com a participação de muitos atletas e paratletas brasileiros e estrangeiros.

O Rollerski serve de preparação para muitos atletas brasileiros, como Victor Santos, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno em 2018 e é o atual campeão brasileiro e Manex Silva, que conquista grandes resultados na Europa, incluindo uma medalha em prova classificatória no último Mundial de Ski Cross Country.

rollerski
Manex Silva no pódio do Mundial. Foto: Miha Matavz

O Para Rollerski também é muito importante para a preparação de Aline Rocha, campeã Mundial de Para Ski Cross Country e Cristian Ribera, vencedor das últimas competições brasileiras de Rollerski e também medalhista no último Mundial.

Aline Rocha campeã do Mundo em Östersund. Foto: FIS Para Snow Sports

Dessa forma, o Rollerski é um grande aliado dos atletas brasileiros, que podem se preparar antes do começo das temporadas de competições oficiais na neve mesmo sem neve.

Inclusão Social

O projeto Ski na Rua, que conta com o apoio da CBDN, apresenta o Ski Cross Country a crianças, adolescentes e jovens de baixa renda, moradores da São Remo, comunidade na zona oeste de São Paulo.

Fundado em 2012 pelo atleta Olímpico Leandro Ribela, o Ski na Rua já atendeu mais de 600 crianças e adolescentes, tendo atualmente 85 jovens participando se suas diferentes atividades culturais e educacionais que envolvem sessões de exercícios físicos, Rollerski e também atividades complementares.

Além disso, o projeto já revelou atletas que disputaram importantes competições internacionais representando o Brasil como Altair Firmino (Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno de 2016), Rhaick Bomfim (Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno de 2020) e Victor Santos (Jogos Olímpicos de Inverno de 2018). A história do Victor foi tão impactante no mundo esportivo que o Comitê Olímpico Internacional fez dele personagem de uma série chamada Far From Home.

Outros atletas se destacaram no projeto e atualmente competem no Circuito Brasileiro de Rollerski e outras competições internacionais, como é o caso de Thiago Silva e Cláudio Gustavo Oliveira.

Atualmente o projeto é financiado majoritariamente por doações de pessoas físicas e projetos de fomento à modalidade em parceria com a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve.

Gostou de conhecer mais sobre o Rollerski e seu desenvolvimento no Brasil? Saiba mais no nosso site!

Leia também:

Quanto custa viajar para Courmayeur?

Quem são os principais atletas de Esportes na Neve no mundo?