Quem são os principais atletas de Esportes na Neve no mundo?

principais atletas Neve
Foto: Miha Matavz/FIS

Você sabe quem são os principais atletas de neve do mundo? O Brasil na Neve traz para uma lista com os melhores e mais renomados atletas das principais modalidades de neve do mundo!

Biathlon

O Biathlon é uma modalidade que mistura o Ski Cross Country com o tiro. Portanto, assim como no Cross Country, países nórdicos como Noruega e Suécia são potências na modalidade.

A grande estrela mundial do Biathlon hoje é Johannes Thingnes Bø. Aos 29 anos, o norueguês soma 39 medalhas somando Jogos Olímpicos de Inverno e Mundiais de Biathlon, incluindo 22 ouros. Além disso, ele já é o terceiro atleta masculino mais bem sucedido da história das Copas do Mundo da modalidade com 66 vitórias individuais.

principais atletas Neve
Johannes Thingnes Bø em prova durante o Mundial de Biathlon 2023. Foto: Sandro Halank/Wikimedia Commons

No feminino, a também norueguesa Marte Olsbu Røiseland é uma das mais bem sucedidas atletas da modalidade atualmente. São 17 medalhas em Mundiais (13 de ouros) e 7 medalhas olímpicas (3 ouros) para a atleta de 32 anos.

No Mundial de 2023 da modalidade, a sueca Hanna Öberg foi a maior medalhista entre as mulheres: foram 2 ouros (15km e Mass Start), 1 prata (Sprint) e 1 bronze (revezamento). Ao todo, a sueca de 29 anos conta com 10 medalhas em Mundiais e 3 em Jogos Olímpicos.

Ski Alpino

No Ski Alpino, o jovem Marco Odermatt teve um Mundial de muito destaque em 2023 e já possui um ouro olímpico (Giant Slalom em Beijing 2022). Aos 25, o suíço foi o campeão mundial das disciplinas Downhill e Giant Slalom no último Mundial de Ski Alpino realizado na França no mês de fevereiro. Além disso, ele possui 19 vitórias e 45 pódios em apenas oito temporadas de Copa do Mundo (2016-2023).

A norte-americana Mikaela Shiffrin é a principal atleta do circuito feminino da modalidade. Apesar de uma Olimpíada frustrante em 2022, onde ela era favorita em vários eventos e acabou não conquistando nenhuma medalha, a atleta acumula 14 medalhas em Mundiais (7 ouros), 3 medalhas olímpicas (2 ouros) e 85 vitórias em 13 temporadas de Copa do Mundo (2011-2023), o que a coloca como a maior vencedora de Copas do Mundo da história do Ski Alpino.

No último Mundial, Shiffrin conquistou o ouro no Giant Slalom e duas pratas: uma no Slalom e outra no Super-G.

Ski Cross Country

No Ski Cross Country masculino, Johannes Høsflot Klæbo (NOR) é a maior estrela do circuito atualmente. Na última Olimpíada de Inverno, o norueguês conquistou 2 ouros (Sprint individual e Sprint por equipes) e no Mundial de 2023 ele já soma 3 ouros (Sprint individual, Sprint por equipes e Revezamento 4x10km), sendo um dos principais atletas entre todos os esportes na neve.

Ao todo, Høsflot Klæbo soma 11 medalhas em Mundiais (9 ouros) e 7 medalhas olímpicas (5 ouros). Além disso, em 120 starts individuais em Copas do Mundo, o norueguês conquistou 62 vitórias, um aproveitamento superior a 50%.

principais atletas Neve
Johannes Høsflot Klæbo em uma premiação em Mundiais. Foto: Bjørn Langsem/Dagbladet

Com a recém-aposentadoria da norueguesa Theresa Johaug, dona de 18 medalhas de ouro contando Mundiais e Jogos Olímpicos, Jonna Sundling (SUE) e Jessie Diggins (EUA) se tornaram os principais nomes do circuito feminino de Ski Cross Country.

principais atletas Neve
Jessie Diggins ao se tornar a primeira norte-americana campeã mundial individual em Planica. Foto: usskiteam no Twitter

A sueca soma 7 medalhas em Mundiais e Jogos Olímpicos, incluindo 5 ouros, 1 prata e 1 bronze. Já a norte-americana conta com 9 medalhas nas principais competições da modalidade, sendo 3 ouros, 3 pratas e 3 bronzes.

Ski Freestyle

Mikaël Kingsbury é o principal nome hoje do Ski Freestyle masculino. Dono de 1 ouro olímpico e 8 ouros em Mundiais, o canadense também soma 78 vitórias em 14 temporadas de Copas do Mundo da modalidade. No Mundial de 2023 em Bakuriani, ele conquistou dois ouros (Moguls e Dual Moguls).

No feminino, Eileen Gu, de apenas 19 anos é o grande nome atualmente da modalidade. Nos Jogos Olímpicos de Beijing em 2022, a chinesa se tornou a primeira atleta a conquistar 3 medalhas no Big Air, Slopestyle e Halfpipe. Ao todo, a jovem já conta com 2 ouros olímpicos, 2 ouros em Mundiais e 2 ouros em X Games de Inverno.

Eileen Gu nos Jogos Olímpicos de 2022. Foto: Martin Rulsch/Wikimedia Commons

Snowboard

Considerado o maior snowboarder de todos os tempos, o norte-americano Shaun White se aposentou na última edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. Ao todo, ele participou de 5 edições de Jogos Olímpicos, vencendo 3 medalhas de ouro no Halfpipe. Além disso, White venceu 13 vezes os X Games de Inverno, recorde da competição.

Atualmente o canadense Max Parrot é uma das principais estrelas da modalidade. Aos 28 anos, ele é dono de 8 medalhas de ouro em X Games de Inverno, 1 ouro olímpico e mais 9 ouros em Copas do Mundo.

principais atletas Neve
Max Parrot na premiação do Slopestyle em Beijing. Foto: Maddie Meyer/Getty Images

A norte-americana Jamie Anderson é considerada uma das melhores atletas de Snowboard do mundo atualmente. Ao longo da carreira, ela conquistou 2 ouros olímpicos e 8 ouros em X Games de Inverno.

Uma jovem que vem chamando muita atenção no circuito é a neozelandesa Zoi Sadowski-Synnott. Com apenas 21 anos, ela já conquistou 1 ouro olímpico, 2 ouros em Mundiais e 5 ouros em X Games de Inverno.

principais atletas Neve
Zoi Sadwoski-Synnott na prova de Slopestyle nos X Games em Aspen 2023. Foto: Joshua Duplechian/X GAMES

Leia também:

Noah Bethonico participa do Mundial de Snowboard

Manex Silva compete em prova de 15km no Mundial de Ski Cross Country