Marcos e recordes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022

Marcos e recordes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022
Créditos: Getty Images

A cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Beijing, na China, foi realizada no dia 20 de fevereiro, há exatos 5 meses.

Com isso, o Brasil na Neve traz para você alguns feitos impressionantes, marcos e recordes Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

Dificuldades impostas pela COVID

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 foram marcados pela pandemia de COVID-19. Por conta das rígidas restrições impostas pela organização do evento afim de evitar contágios, muitos atletas acabaram tendo sua participação frustrada por conta de testes positivos.

Michel Macedo, atleta brasileiro do Ski Alpino, passou por momentos de tensão ao apresentar um teste positivo logo ao chegar à China. Em sua segunda participação em Jogos Olímpicos, Michel cumpriu o isolamento necessário e foi liberado para competir no dia 15 de fevereiro.

Com todo esse transtorno, o brasileiro não pode largar na prova de Giant Slalom, onde ele era, o melhor sul-americano do ranking FIS, e portanto, o melhor em termos de posição de largada. Porém, Michel conseguiu participar da prova de Slalom. Na primeira manga (descida), o brasileiro terminou com um tempo de 59s88, sendo o único sul-americano a terminar o circuito. Na segunda manga (descida), o atleta perdeu uma das portas do percurso e não pode completar a prova.

Melhor resultado sul-americano no Moguls

A atleta brasileira Sabrina Cass, do Ski Freestyle, conquistou uma marca impressionante em sua primeira participação olímpica. No Moguls, além de ter sido a primeira atleta a representar o Brasil na disciplina, Sabrina obteve o melhor desempenho de um sul-americano da história. Com um 26° lugar geral, a brasileira superou o argentino Ignacio Bustamante, que em 1992 foi o 30° colocado geral no Moguls.

Na primeira classificatória da modalidade Moguls do Ski Freestyle, a estreante conquistou o 21° lugar na primeira fase classificatória (Q1) dentre as 30 participantes após uma grande descida em que obteve 62.20 pontos.

Sabrina participou da segunda fase classificatória (Q2), terminando a prova na 16º colocação com 62.12 ponto FIS, conquistando 26ª colocação geral.

Ski Cross Country brasileiro batendo recordes

A delegação brasileira do Ski Cross Country foi a maior da história do Brasil, com 3 atletas (Eduarda Ribera, Jaqueline Mourão e Manex Silva).

A edição de 2022 dos Jogos Olímpicos marcou a estreia da jovem atleta Eduarda Ribera, de apenas 17 anos. Além disso, tivemos Jaqueline Mourão se tornando a atleta mais olímpica da história do Brasil, ultrapassando Formiga (futebol), Robert Scheidt (vela) e Rodrigo Pessoa (hipismo) ao chegar a sua oitava participação em Jogos Olímpicos. As atletas brasileiras participaram do Distance 10km Clássico, do Sprint individual, além da histórica primeira participação do Brasil no Sprint por equipe.

No masculino, Manex Silva também teve uma participação histórica nos Jogos Olímpicos de Inverno. O jovem de apenas 19 anos participou de quatro provas no total (Sprint, Distance 15km Clássico, Skiathlon e Distance 50km Freestyle), quebrando o recorde brasileiro de pontos FIS na prova de Sprint, e o recorde de número de largadas individuais em uma mesma edição de Jogos Olímpicos.

Eileen Gu primeira atleta a conquistar medalhas big air, slopestyle e halfpipe no Freeski

A jovem chinesa de 18 anos Eileen Gu fez história ao se tornar a primeira atleta a conquistar 3 medalhas no Big Air, Slopestyle e Halfpipe. Além de ser uma das poucas atletas a competir regularmente nas três disciplinas, Eileen conquistou duas medalhas de ouro (Halfpipe e Big Air) e uma de prata (Slopestyle).

No Halfpipe, a chinesa confirmou seu favoritismo e com sua melhor nota 95.25, venceu a canadense Cassie Sharpe que teve a melhor nota de 90.75.

No Big Air foi onde Eileen teve seu feito mais impressionante. Em sua estreia na disciplina em Jogos Olímpicos, a chinesa não apenas ganhou a medalha de ouro como se tornou a segunda mulher na história a fazer o Double 1620, uma manobra onde a atleta dá 4 giros e meio no ar.

Já no Slopestyle, Eileen teve uma melhor nota de 86.23, muito próxima da medalhista de ouro Mathilde Gremaud, da Suíça, que obteve 86.56, e ficou com a medalha de prata.

Ayumu Hirano com o voo mais alto no Snowboard

No Halfpipe do Snowboard, Ayumu Hirano bateu o recorde mundial de voo mais alto, alcançando 7,43 metros do pipe. Essa marca foi atingida em sua última descida. Antes, na sua segunda descida na final, ele já havia igualado o recorde que pertencia ao australiano Valentino Guseli que era de 7,28 metros.

Hirano finalmente conquistou a medalha de ouro após duas pratas em Sochi (2014) e PyeongChang (2018).

Últimos Jogos Olímpicos de Shaun White

A edição de 2022 dos Jogos Olímpicos de Inverno também marcou a despedida de Shaun White, maior atleta da história do Snowboard. O norte-americano de 35 anos participou de 5 edições de Jogos Olímpicos, vencendo 3 medalhas de ouro no Halfpipe. Além disso, White venceu 13 vezes os X Games de Inverno, recorde da competição.

Em seu último ato como atleta profissional de Snowboard, Shaun ficou na 4ª colocação do Halfpipe em Beijing, apenas 2.25 pontos atrás do 3° colocado, Jan Scherrer, da Suíça.

A lenda do Snowboard se emocionou ao final de sua participação e foi ovacionada pelo público, organização e atletas.

Dominância norueguesa com recorde de ouros

A Noruega é uma das potências dos esportes de inverno. Ao total, em 9 das 24 edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, o país escandinavo foi o líder do ranking de medalhas. Uma dessas edições foi a de 2022 em Beijing.

No geral, foram 37 medalhas: 16 ouros, 8 pratas e 13 bronzes. O recorde anterior de maior número de medalhas de ouro em uma só edição de Jogos de Inverno era do Canadá, com 14 ouros em nos Jogos de Vancouver em 2010.

O multicampeão do Biathlon Johannes Thingnes Boe foi quem conquistou a 15ª medalha norueguesa em Beijing. Na prova masculina de 15km Mass Start, o atleta garantiu a quebra de recorde para seu país e também seu quarto ouro em Beijing.

Esses foram alguns dos marcos e recordes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, confira a retrospectiva feita pela CBDN sobre a participação brasileira nos Jogos!

Confira mais sobre a sustentabilidade nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022