Confira o resumo da participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022

Os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, realizados em Beijing (China) chegaram ao seu fim com a Cerimônia de Encerramento, no dia 13 de março. A edição foi um marco importante para mostrar o crescimento do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno.

Não conseguiu acompanhar todos os resultados do Brasil no evento? A CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve preparou para você um resumo do que aconteceu com os atletas brasileiros em cada uma das provas que participaram!

Confira a seguir os resultados das provas de Long Distance, Sprint, Middle Distance e Revezamento Misto do Para Ski Cross Country, e das provas de Snowboard Cross e Banked Slalom do Para Snowboard.

Brasil estreia nos Jogos Paralímpicos de Inverno na prova de Long Distance e Aline Rocha conquista resultado inédito

O Brasil estreou oficialmente nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, no dia 05 de março, na prova de Long Distance do Para Ski Cross Country.

A prova marcou a estreia do país no evento, e dos atletas Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley dos Santos em Jogos Paralímpicos de Inverno.

No masculino, Cristian Ribera finalizou a prova na 14ª colocação, com o tempo final de 52min29s1. Guilherme Rocha, com o tempo de 55min18s9, conquistou o 19º lugar. Robelson Lula terminou a prova com o tempo de 57min17s7 e na 20ª posição. E Wesley Vinicius dos Santos fez o tempo de 58min23s5 e finalizou em 23º lugar.

No feminino, Aline conquistou a 7ª colocação, o 2º melhor resultado, em termos de posição, da história do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno! A performance fica atrás apenas da 6ª colocação de Cristian Ribera no Distance em PyeongChang 2018.

Aline também superou sua marca conquistada nos Jogos de 2018, quando havia finalizado a prova em 15º lugar.

beijing2022
Aline Rocha durante a prova de Long Distance, que marcou a estreia do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Beijing. Créditos: Ale Cabral/CPB

Prova de Sprint conta com quebra de recordes de atletas brasileiros

A equipe brasileira de Para Ski Cross Country participou da prova de Sprint nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, no dia 08 de março.

Essa foi a primeira vez que o Brasil terá o máximo possível de atletas em uma prova, 4 atletas masculinos na categoria Sitting: Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley dos Santos.

Na prova qualificatória do masculino, Cristian fez uma excelente prova e conquistou o 5⁰ melhor tempo geral, avançando, de forma inédita para o país, às semifinais com um tempo de 2min23s48. Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley dos Santos também fizeram provas sólidas, e ficaram com as 18ª, 21ª e 24ª posições respectivamente na qualificatória.

Na bateria semifinal, com um alto nível técnico, Cristian finalizou na quinta colocação, conquistando assim a 9ª colocação geral. A conquista pelo atleta supera sua performance em PyeongChang 2018, quando ficou na 15ª posição, e estabelece o novo recorde brasileiro de Sprint em Jogos Paralímpicos.

No feminino, em prova também marcada pelo alto nível, com participação de 18 atletas, Aline Rocha garantiu a inédita conquista de uma vaga nas finais, estabelecendo o 9⁰ melhor tempo nas qualificatórias, com o tempo de 02min59s49.

Em uma bateria com duas chinesas e duas americanas, Aline conseguiu um dos seus melhores desempenhos e finalizou a bateria na 5ª posição, terminando assim na 10ª colocação geral.

beijing2022
Cristian Ribera conquistou a 9ª colocação na prova de Sprint em Beijing. Créditos: Ale Cabral/CPB

No Middle Distance, Brasil conquista três TOP 20 no masculino e um TOP 10 no feminino

A prova de Middle Distance do Para Ski Cross Country nos Jogos Paralímpicos de Inverno foi realizada no dia 12 de março, e foi a última disputada individualmente pelos atletas em Beijing.

O time de Para Ski Cross Country competiu na prova de Middle Distance 10km para homens e 7,5km para mulheres, e conquistou um resultado Top 10 e mais três resultados dentro do Top 20, um feito inédito para o país.

Os brasileiros terminaram com as excelentes 10ª colocação de Aline Rocha, 13ª colocação de Cristian Ribera, 18ª colocação de Gui Rocha e a 20ª colocação de Robelson Lula. Wesley dos Santos finalizou a sua participação nos Jogos na 27ª colocação.

É a primeira vez que o Brasil tem 4 atletas no Top 20 no Middle Distance, incluindo um resultado Top 10, o que mostra a evolução do esporte como um todo no país. No masculino, apenas Brasil, China, Canadá e Ucrânia tiveram pelo menos 3 atletas no Top 20 na prova.

Equipe brasileira encerra sua participação em Beijing na prova de Revezamento Misto

O Revezamento Misto do Para Ski Cross Country foi realizado no dia 12 de março. A prova marcou o fim da participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Beijing (China).

Na edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Beijing, o Brasil participou da prova com quatro atletas pela primeira vez em sua história. A equipe foi composta por Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha e Robelson Lula.

Um total de 32 atletas de 8 países competiram no Revezamento Misto. O Brasil disputou a prova com a Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, Japão, Polônia e Ucrânia.

O time de Para Cross Country completou o Revezamento Misto 4×2,5km com a 8ª colocação, com o tempo de 34min10s8, superando a 13ª colocação do país em PyeongChang 2018.

beijing
Cristian Ribera e Guilherme Rocha na prova de Revezamento Misto. Créditos: Ale Cabral/CPB

André Barbieri disputa as finais do Snowboard Cross

No dia 07 de março, foram realizadas as finais do Snowboard Cross nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022. André Barbieri, estreante em Jogos Paralímpicos de Inverno, representou o Brasil na prova.

A prova dividiu os 15 atletas classificados em quatro baterias em uma etapa de quarta-de-finais. Os dois primeiros de cada bateria avançam para as baterias de semifinais e assim sucessivamente até à final.

André Barbieri disputou a sua bateria das quartas-de-finais com os atletas Yiyang Liu, da China, Noah Elliott, dos Estados Unidos, e Rene Eckhart, da Áustria.

Com uma boa saída de prova, André iniciou a disputa na terceira colocação, lado a lado contra o atleta austríaco Eckhart. Após os mais de 1000m de descida, André finalizou na quarta colocação da bateria. Seu resultado conquistado o colocou no 13º lugar na classificação geral, um ótimo resultado em sua primeira participação em Jogos Paralímpicos de Inverno.

andré snowboard
André Barbieri durante as finais da prova de Snowboard Cross em Beijing. Créditos: Ale Cabral/CPB

Na prova de Banked Slalom, André Barbieri conquista ótimo resultado e encerra sua participação em Beijing

André Barbieri encerrou sua participação nas pistas de neve de Beijing para participar da prova de Banked Slalom, que foi realizada no dia 11 de março.

Disputando contra os melhores atletas do mundo, André Barbieri iniciou a primeira descida buscando uma linha mais alta e veloz, porém, após uma queda, o atleta finalizou a descida com o tempo de 01min43s86 e a 15ª colocação.

Na segunda descida, com o objetivo de melhorar o tempo e subir na classificação, o atleta fez uma prova limpa, e terminou o percurso com o tempo de 01min28s18, subindo duas posições na classificação, tempo que o colocou na 13ª colocação.