No último dia 4 de fevereiro, o Mundial de Ski Alpino começou a ser disputado em Saalbach-Hinterglemm, na Áustria. No entanto, o brasileiro Lucas Pinheiro Braathen, uma das grandes estrelas da modalidade no mundo, começará sua trajetória na competição no próximo dia 14. Em seguida, ele voltará às pistas no dia 16 para mais uma prova no Mundial. Além disso, mais dois atletas representarão o Brasil em Saalbach: Christoph Brandtner e Giovanni Ongaro.
Conheça o evento e também saiba tudo sobre a participação brasileira na competição!
Mundial de Ski Alpino
O Ski Alpino é uma das modalidades mais tradicionais e o Mundial da modalidade teve seu início no começo dos anos 1930. Com sua primeira edição sendo realizada em 1931, a competição teve 47 edições, sendo a 48ª em 2025.
Desde 1997, o Mundial acontece a cada dois anos, variando entre sedes na Europa e nos Estados Unidos. Anteriormente, em 1966, o Brasil atuou de maneira contundente na organização da única edição até hoje a ser realizada no Hemisfério Sul. Naquela ocasião, Portillo, no Chile, foi a sede do torneio, que contou com presença maciça de atletas brasileiros.
Contudo, o Brasil ainda busca sua primeira medalha no Mundial de Ski Alpino, buscando ser pioneiro em medalhas para países do sul global.
Edição de 2025 e a participação do Brasil
Em 2025, o brasileiro Lucas Pinheiro Braathen é a esperança de medalhas para o país. Medalhista em 2023 com a equipe da Noruega, o esquiador voltou às pistas em 2024, desta vez para representar o país de sua mãe, o Brasil.
Desde então, o atleta já conquistou 3 medalhas na Copa do Mundo de Ski Alpino, o segundo torneio mais importante da modalidade, e vai em busca de fazer história no Campeonato Mundial.
Ademais, mais dois atletas estarão representando o Brasil no Mundial. Os jovens Christoph Brandtner (19) e Giovanni Ongaro (21), também irão competir nas provas de Giant Slalom e Slalom.
Em Saalbach-Hinterglemm, na Áustria, os brasileiros farão sua estreia no dia 14 de fevereiro, uma sexta-feira, às 5:45 da manhã no horário de Brasília. A prova em questão é o Giant Slalom. Logo depois, os brasileiros voltarão às pistas no dia 16 de fevereiro, no domingo, também a partir das 5:45 da manhã. Desta vez, a prova será o Slalom, a especialidade de Lucas Pinheiro Braathen.
Todas as provas do Mundial de Ski Alpino serão transmitidas para o Brasil no serviço de streaming Disney+.