Conheça a gastronomia de montanha no Chile!

gastronomia de montanha no Chile
Kurt Cotoaga/Unsplash

Todas as regiões do mundo contam com diferentes tipos de costume quando o assunto é comida. Nas montanhas, os locais desenvolveram técnicas e pratos para suportar melhor as condições climáticas extremas de sua região. O Brasil na Neve traz para você um pouco mais sobre a gastronomia de montanha no Chile!

Gastronomia de montanha no Chile

É normal que civilizações que se estabeleceram nas montanhas e em lugares frios no geral consumam comidas e bebidas bem quentes afim de ajudar o corpo a enfrentar temperaturas baixíssimas.

No Chile, assim como em muitos de seus vizinhos, existe a tradição do churrasco. Além de seu aspecto cultural de reunir amigos e familiares em volta da parrilla, as carnes no geral fazem parte do cotidiano do povo chileno.

Outro prato tipicamente chileno são as empanadas. Além das mais tradicionais recheadas com carne que fazem parte também da culinária argentina, ainda temos um recheio 100% chileno: o pino. As empanadas de pino são recheadas com um guisado de carne picada cozida com cebola e condimentada com cominho, pimentao e merkén. Além disso, é acrescentado no recheio meio ovo cozido, duas passas e uma azeitona.

Um prato típico chileno que tem muito a ver com as montanhas é o Pastel de Choclo. Essa iguaria lembra muito um escondidinho com um recheio de carne, ovos e azeitonas, podendo também ser recheado com frango. Como o próprio seu nome já diz, o prato é feito com milho (choclo), que é um cereal muito cultivado historicamente pelas populações andinas.

Pastel de Choclo

Ainda na seção de coisas quentes, os chilenos também consomem o mate, mais conhecido no Brasil como chimarrão. Essa infusão que tem origem nas populações guaranis e tupis da América do Sul também é muito popular no Chile. Apesar de não ser tão popular como na Argentina ou no Uruguai, o mate também esquenta muitas pessoas no país.

Mate
Camila Seves Espasandin/Unsplash

Por fim, os principais resorts de montanha chilenos contam com restaurantes que oferecem inúmeras opções típicas ou não e uma grande variedade de vinhos, bebida muito produzida e popular no país. O Valle Nevado por exemplo conta com 6 restaurantes em seu complexo, oferecendo ótimas opções para os turistas ali hospedados.

Você conhece Nevados de Chillán?

O que fazer nas montanhas além de Ski e Snowboard?