Ski competitivo e recreacional: qual a diferença?

Ski competitivo e recreacional
Daniel Frank/Unsplash

Existem inúmeras diferenças entre o Ski competitivo e recreacional. Assim como um jogo de futebol com os amigos é completamente diferente do que se joga nos grandes estádios do mundo, o Ski em família ou amigos também é completamente diferente do que se pratica nas grandes competições.

O Brasil na Neve traz para você as principais diferenças entre o Ski competitivo e o recreacional. Confira!

Modalidades

Primeiramente, é importante ressaltar que o Ski começou como um mecanismo de sobrevivência de povos que viviam na neve. Vestígios arqueológicos datam o surgimento do Ski entre os anos 8.000 e 7.000 a.C., na Rússia. À época, os esquis eram utilizados como transporte e também para auxílio na caça na neve.

Em seguida, é importante identificar as principais modalidades de Ski existentes no mundo competitivo. O mais tradicional e também mais praticado no mundo, seja no âmbito competitivo ou recreativo é o Ski Alpino. Outra modalidade extremamente popular, principalmente no setor competitivo, é o Ski Cross Country. Além destas modalidade, o Ski Jumping e o Freeski também são outras categorias do esporte inclusas em Jogos Olímpicos de Inverno e bastante populares.

Atualmente, o Ski Alpino domina o cenário recreativo do esporte, sendo amplamente praticado em diversos resorts ao redor do mundo.

Técnicas de Ski Alpino

Em geral, o que fazemos nas montanhas quando estamos esquiando é o que tecnicamente se denomina de ski livre ou free ski, que pode ser resumido e simplificado na utilização das técnicas básicas de ski para descer um terreno escolhido.

No ski livre, o esquiador decide quando aplicar cada técnica, quando iniciar uma curva, quando terminar a curva, a velocidade desejada, que caminho seguir, paradas totais para observar o terreno entre outras decisões do praticante.

E é na parte técnica que observa-se uma grande diferença entre o ski competitivo e recreativo que poucas pessoas percebem ou entendem.

No ski competitivo, o(a) atleta deve ir o mais rápido possível dado que estamos falando de uma corrida, quem faz o menor tempo vence. Além disso, as curvas já estão pré determinadas, e o(a) atleta precisa iniciar e terminar a curva dentro do percurso na maior velocidade possível. O carving que é a entrada no canto do ski passa ser essencial para realizar as curvas sem a redução tão grande de velocidade.

Outro detalhe muito interessante, é que no esporte competitivo o(a) atleta precisa se adaptar ao terreno, em velocidade, de forma contínua. Não se pode parar no meio da pista, o(a) atleta precisa ser capaz de ler o terreno e fazer os ajustes necessários em velocidade.

Equipamentos

Obviamente existe uma grande diferença entre os equipamentos utilizados pelos turistas nos resorts de neve e pelos atletas profissionais das diferentes modalidades de Ski.

Os equipamentos feitos para esquiadores casuais, por exemplo, oferecem mais estabilidade e menos performance. Já para os profissionais, os esquis e bastões têm um design específico que privilegia sua performance competitiva, uma vez que eles já dominam as técnicas do esporte.

O Brasil na Neve já trouxe algumas dicas para você escolher seus equipamentos para esquiar.

Arnt Folvik/OIS-IOC

Local de prática

Nos principais resorts do mundo existem diferentes categorias de superfície esquiável. Essa diferenciação se dá por níveis de habilidade. Se você vai esquiar pela primeira vez, o terreno indicado para você é um com menos inclinação e menos curvas. Já um esquiador experiente pode esquiar em uma superfície mais próxima daquelas que fazem parte dos circuitos das principais competições de Ski.

Aqui também existe uma diferença que poucas pessoas conhecem, além das pistas de competição de alto nível serem normalmente bastante inclinadas, nos principais eventos como Copa do Mundo, Campeonato Mundial e Jogos Olímpicos, as pistas de Ski Alpino são injetadas com água, isso mesmo, injeta-se água que congela devido a temperatura e deixa a pista ainda mais rápida.

Para praticar o esporte em uma pista como essa só com o skis muito afiados nos cantos, alto nível técnico e preparação física, pois a velocidade aumenta de forma exponencial ao que uma pessoa normal em uma pista sem injeção de água consegue atingir.

É isso que acontece com alguém que cai em uma pista de Copa do Mundo de Ski, desliza sem parar até o fim da pista.

Leia também:

Quanto custa viajar para Tignes?

Quanto custa viajar para Vail?