Como escolher os seus equipamentos de Ski e Snowboard

equipamentos de Ski e Snowboard
Kipras Štreimikis/Unsplash

Uma dúvida de muitas pessoas que viajam para as montanhas pela primeira vez é: como escolher os equipamentos de Ski e Snowboard?

Hoje, o Brasil na Neve traz pra você algumas dicas sobre como escolher os equipamentos certos para uma boa experiência, seja comprando ou alugando os materiais.

Equipamentos de Ski e Snowboard: alugar ou comprar?

A resposta para esse pergunta é: depende. Algumas coisas devem ser levadas em consideração para saber qual modalidade é melhor para você.

Primeiramente, você viaja para as montanhas com frequência?

Se a resposta for sim, certamente pode ser interessante procurar comprar seu próprio material. Assim, você economiza ao não ter que ficar alugando equipamentos a cada viagem e passa a ter um material próprio e personalizado, melhorando sua experiência.

Mas se a resposta for não, vale reconsiderar uma compra. Uma vez que você é um frequentador casual de resorts de Ski e Snowboard, é mais interessante pensar em apenas alugar seu material para a prática do esporte.

Bem como sua frequência em viagens a neve, outros fatores como o tempo de experiência e seu nível de habilidade também não podem ser desconsiderados. O destino de sua viagem também deve ser levado em consideração, já que, por mais que sejam minoria, alguns resorts não oferecem aluguel de equipamentos para os visitantes.

Especificações

Para escolher melhor seus equipamentos de Ski e Snowboard, é importante saber algumas especificações de cada material.

Os esquis tem tamanhos diferentes com propósitos diferentes. Desde um esqui mais ágil e menor, mais recomendado para as pista até um mais largo que serve para qualquer montanha ou neve profunda, por exemplo.

A composição interna de um esqui também influencia seu comportamento. Existem inúmeras combinações de madeira, metal, carbono, fibra de vidro e outros materiais para a composição de um esqui.

equipamentos de Ski e Snowboard
Cyprien Delaporte/Unsplash

As pranchas de Snowboard também tem diferentes tamanhos e serventias. Em geral, as pranchas estão relacionadas às 3 vertentes do Snowboard: freestyle, freeride e carving. Além disso, também existem modelos específicos para cada disciplina do esporte como halfpipe, slopestyle e big air.

Outro modelo, mais indicado para snowboarders casuais e iniciantes que é uma prancha “coringa”, a All Mountain, que serve para pista, salto e pipe. Com uma dureza média e que pode ser utilizada para praticamente todas as disciplinas.

equipamentos de Ski e Snowboard
Alessandro Maculotti/Unsplash

Roupas e proteção

Roupas para frio intenso e equipamentos de proteção são obrigatórios quando se fala em praticar Ski e Snowboard. Portanto, por mais que muitos resorts oferecem aluguel de roupas de inverno, é necessário comprar algumas roupas para aguentar o frio intenso das montanhas.

Leia também:

Cobertura dos glaciers: uma solução viável?

Dia Olímpico do Brasil na Neve!