Cobertura dos glaciers: uma solução viável?

Funcionários do resort no Monte Titlis trabalhando na cobertura dos glaciers
Créditos: REUTERS/Arnd Wiegmann

O aquecimento global é algo que impacta a vida cotidiana já há algum tempo. As emissões de gases de efeito estufa produzidas por atividades humanas afetam de maneira irreversível a natureza do nosso planeta. Tendo isso em vista, o resort de Monte Titlis, na Suíça, encontrou uma maneira peculiar de diminuir os efeitos desses fenômenos em sua área: a cobertura dos glaciers.

Como funciona a cobertura dos glaciers?

Durante o verão, funcionários do resort trabalham de cinco a seis semanas para cobrir as suas geleiras com mantas térmicas feitas de poliéster. Apesar de não ser um modo efetivo de evitar o derretimento precoce dessas áreas, é uma ação que adia um pouco esse processo.

Atualmente, mais de 100.000 metros quadrados de glaciers são cobertos na tentativa de manter por mais tempo uma temperatura mais próxima possível do inverno anterior, como explica Gian Darms, um dos responsáveis pela manutenção do resort.

Créditos: REUTERS/Arnd Wiegmann

Um estudo de 2019 da União Europeia de Geociências afirma que, até 2100, os alpes europeus podem perder até dois terços de sua área coberta por neve mesmo se forem tomadas medidas que contribuam para a diminuição da emissão de gases poluentes e até 90% dessa área pode ser perdida caso nenhuma medida seja tomada. Além disso, um estudo de 2021 conclui que a neve nas montanhas vem sofrendo com o derretimento cada vez em maior escala e mais rápido. Tendo os piores índices desse fenômeno acontecendo no Alasca e nos Alpes.

Mas afinal, essa é uma solução viável?

Utilizada pela primeira vez em 2004 em Andermatt, também na Suíça, essa técnica apesar de efetiva é extremamente cara, como mostra o estudo do Instituto Federal Suíço para Pesquisa de Florestas, Neve e Paisagem (WSL) em parceria com o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique e a Universidade de Friburgo. O estudo liderado pelo Dr. Matthias Huss, traz dados que comprovam a efetividade da técnica de cobertura dos glaciers em locais de menor escala. Nos resorts suíços citados, por exemplo, houve uma diminuição de 60% na perda de gelo e neve em relação a outros lugares que não cobriram suas áreas nevadas.

Porém, em larga escala essa técnica não parece sustentável. Ainda segundo o estudo, seria necessário gastar mais de 1 bilhão de dólares para cobrir todos os glaciers da Suíça.

“A única maneira de limitar efetivamente a retração global das geleiras é a redução na emissão de gases de efeito estufa e consequentemente o aquecimento da atmosfera.”, afirma Matthias Huss.

Leia também:

Dia Olímpico do Brasil na Neve!

Conheça a história do Ski Alpino