Conheça a história do Ski Alpino

Conheça a história do Ski Alpino
Créditos na foto: Maarten Duineveld/Unsplash

O Ski Alpino é uma das modalidades mais tradicionais entre todos os esportes na neve. Nos dias de hoje, aproximadamente 55 milhões de pessoas praticam o esporte regularmente ao redor do mundo. Conheça a história do Ski Alpino, desde sua origem até os dias de hoje, além do histórico brasileiro na modalidade!

Conheça a história do Ski Alpino!

Primeiramente, uma contextualização histórica: o esporte tem sua origem intimamente ligada à sobrevivência em regiões de neve. O que se conhece hoje como o esqui, tem origem em tempos pré-históricos nas regiões onde hoje são Finlândia, Noruega, Rússia e Suécia.

Entretanto, foi apenas em meados do século XIX que o esqui deixou de ser apenas um meio de transporte e se tornou também uma atividade esportiva. Da mesma forma que o Ski Cross Country, o Ski Alpino também teve suas primeiras competições na Noruega.

Certamente, a criação da Federação Internacional de Ski (FIS) em 1924 foi um divisor de águas na história da modalidade. Com a instituição, passou a ser mais fácil organizar campeonatos pela Europa.

Em seguida, nos anos 1930, o Ski Alpino passou a ser uma das modalidades de neve mais praticadas no mundo. O Mundial de Ski Alpino tem sua primeira edição sendo realizada em 1931 e, 5 anos mais tarde, a modalidade fez sua primeira aparição em Jogos Olímpicos de Inverno.

Diferentes disciplinas

A modalidade é dividida em quatro disciplinas: Downhill (DH), Slalom Super Gigante (SG), Slalom Gigante (GS) e Slalom Especial (SL).

As duas primeiras são caracterizadas por apenas uma descida e compõe as “provas de velocidade”, uma vez que envolvem descidas íngremes, onde os atletas podem chegar a até 150km/h.

Em contrapartida, o GS e o Slalom são consideradas disciplinas “técnicas”, já que apresentam menor extensão da pista e menor distância entre as portas, alcançando menores velocidades, mas exigindo dos esquiadores maior técnica para conseguir passar pelas marcações obrigatórias.

Brasil na modalidade

Sendo uma das primeiras modalidades a contar com atletas brasileiros, a história do Ski Alpino no país começa em meados dos anos 1960. Com o intuito de organizar a prática do esporte no Brasil, foi fundado Clube Alpino Paulista (CAP), um dos principais embriões do que é hoje a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

Dessa maneira, o Brasil se fez presente no Mundial de 1966, realizado em Portillo, no Chile. A equipe brasileira chefiada por Domingos Giobbi era formada pelos atletas Francisco e Luigi Giobbi, Michael Reis de Carvalho e Sergio Hamburger, marcando a primeira participação do país em competições oficiais da modalidade.

Além disso, o Brasil tem uma rica história em Mundiais da modalidade, sendo representado em 19 edições do campeonato. A mais recente delas foi em 2023, com Christopher Holm, Lorenzo Caputi e Valentino Caputi competindo na França.

O Brasil participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992, em Albertville, na França. A delegação brasileira era formada por 7 esquiadores: Christian Munder, Evelyn Schuler, Fábio Igel, Hans Egger, Marcelo Apovian, Roberto Detlof e Sérgio Schuler.

A partir de então, o Brasil esteve presente em mais 10 edições de Jogos Olímpicos de Inverno, sendo a última delas com Michel Macedo em Beijing 2022.

Leia também:

Férias de Ski com a família

Conheça as origens do Halfpipe