Conheça a história do Ski Cross Country

história ski cross country
Foto: Matthias Hangst/Getty Images

Surgido na Escandinávia, o Ski Cross Country é a forma mais antiga de se esquiar, sendo desenvolvido a partir da necessidade de se percorrer longos trajetos cobertos por neve. Conheça mais sobre a história do Ski Cross Country no mundo e a trajetória brasileira na modalidade!

História do Ski Cross Country

Em 1767, o general do exército norueguês Schack Carl Rantzau criou quatro competições de esqui para os militares. Uma delas era um trajeto de aproximadamente 2,5km em terreno plano para ser completado em menos de 15 minutos. Acredita-se que este é o principal precursor do Ski Cross Country moderno.

Em seguida, diversas competições de Ski de longa distância passaram a ser realizadas em países como Noruega e Finlândia.

A estreia da modalidade em Jogos Olímpicos de Inverno se deu em 1924, em Chamonix, na França. Essa foi a primeira edição do evento na história e o Ski Cross Country era uma das modalidades dentro do chamado “Ski Nórdico”, juntamente com o Combinado Nórdico, Ski Jumping e a modalidade “Patrulha Militar”, precursora do Biathlon.

Diferentes disciplinas

Distance (DI): prova de longa distância, na qual os atletas percorrem circuitos de 2 a 50 Km com subidas e descidas. As provas possuem diferentes formatos de largada explicados acima, sendo que os atletas podem competir contra o relógio ou entre si.

Sprint (SP): Prova de curta distância, na qual os atletas percorrem pequenos circuitos de até 2 km, competindo contra o tempo na etapa classificatória, quando somente os 30 melhores tempos avançam para as baterias seguintes. Nas finais, os atletas classificados competem em baterias eliminatórias de 6 atletas, nas quais os 2 primeiros de cada bateria e os 2 melhores tempos avançam de fase até a determinação do vencedor.

Brasileiros na modalidade

Em 2001, o Ski Cross Country brasileiro começou a se desenvolver com as primeiras participações do país em provas internacionais, tendo representação olímpica já no ano seguinte, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City (EUA).

Em seguida, no ano de 2003, foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Cross Country que, desde então, é anualmente organizado pela CBDN na Argentina ou no Chile.

Já em 2014, a CBDN realizou a primeira edição do Circuito Brasileiro de Rollerski, no Parque Ecoesportivo Damha, em São Carlos (SP). O Rollerski é reconhecido pela FIS – Federação Internacional de Ski e as provas do Circuito contam pontos no ranking mundial. Atualmente, o Brasil é referência no desenvolvimento da modalidade na América do Sul.

O Ski Cross Country é o esporte de neve onde o Brasil tem tido mais sucesso e presença no cenário internacional nos últimos anos.

Na última edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, 3 atletas representaram o Brasil: Eduarda Ribera, Jaqueline Mourão e Manex Silva. Sendo assim, o esporte na neve com o maior número de representantes brasileiros.

Além disso, no último Mundial de modalidade realizado em Planica, na Eslovênia, o Brasil obteve grandes resultados, como duas medalhas em provas classificatórias e a segunda participação na história do país em uma prova de Team Sprint.

Leia também:

3 resorts de neve na Austrália para você conhecer!

Conheça 5 resorts sustentáveis na Europa