O Speed Riding, também conhecido como Speed Flying, é um esporte de neve praticado com uma vela da parapente e um esqui. Por ser um esporte extremamente radical, o Speed Riding gera imagens fantásticas da paisagem de neve.
Conheça mais sobre o Speed Riding!
Como funciona?
O esporte basicamente se trata de uma modalidade em alta velocidade com os esquis nos pés. Contudo, em boa parte da pista, os atletas não tocam o solo. Uma vez que estão flutuando com a ajuda do parapente.
Atualmente, não existem muitas competições desse esporte, sendo mais uma modalidade de demonstração e lazer.
Os atletas que descem as montanhas pelos céus são chamados de pilotos.
A história da modalidade
No final dos anos 1970, alguns esquiadores franceses começaram a usar paraquedas para descer as montanhas pelo ar. A partir de então, as gerações seguintes foram aperfeiçoando as técnica e também os equipamentos para aumentar a velocidade nas descidas.
Em 2006, a Federação Francesa de Voos Livres reconheceu o Speed Riding como um esporte independente, mas que estaria dentro de sua tutela.
Por mais que tenha sido inventada nos Alpes franceses e suíços, a prática já se difundiu ao redor de todo o mundo, sendo praticada em várias montanhas fora da Europa também. Por exemplo, o Cerro Aconcagua, um monte da Cordilheira dos Andes, já foi palco de muitos pilotos.
Qual a diferença entre Speed Riding e Speed Flying?
Speed Riding e Speed Flying por muito tempo significaram a mesma coisa. No entanto, recentemente foi decidido diferenciar as duas práticas.
Ou seja, o Speed Riding é o esporte com os parapentes e esquis, sendo realizado em montanhas com neve.
Por outro lado, o Speed Flying é a mesma modalidade com o parapente, só que em locais sem neve. Como no vídeo abaixo:
Leia também:
Onde será realizada a edição 2026 dos Jogos Olímpicos de Inverno?
Luca Mérimée-Mantovani: conheça o novo snowboarder do Brasil