Conheça 5 resorts sustentáveis na Europa

resorts sustentáveis Europa
O resort finlandês de Pyha. Foto: Hendrick Morkel/Unsplash

Não é novidade para ninguém a instríseca relação entre o meio ambiente e os esportes de neve. Depois de listar 5 resorts sustentáveis na América do Norte, o Brasil na Neve te apresenta com 5 resorts com práticas sustentáveis na Europa!

Geilo

O primeiro destino da lista é Geilo, na Noruega. Com grande área esquiável, essa pequena cidade próxima a capital Oslo foi reconhecida como um dos 100 destinos mais “verdes” de todo o mundo.

O resort conta com várias atividades eco-friendlies, e todo gasto energético é monitorado para ser compensado depois.

Para manter sua viagem ainda mais sustentável, você pode chegar lá de trem vindo de Oslo ou de Bergen, outra grande cidade da região.

Laax

Laax é a segunda maior região esquiável de toda a Suíça e se tornou o primeiro resort dos Alpes a se tornar energéticamente autossuficiente, com 100% de sua energia proveniente de fontes ecológicas regionais.

O objetivo dos administradores do resort para os próximos anos é maximizar a capacidade da região de produzir energia eólica, solar e hidrelétrica para tornar Laax ainda mais sustentável.

Pyha

Localizado na região da Lapônia, extremo norte da Finlândia, Pyha é considerado o resort mais sustentável de todo o mundo. Desde 2011 o resort alcançou o status de emissão neutra de carbono.

Além disso, o resort abastece toda sua operação de pistas (ski lifts, iluminação das pistas e produção de neve) através de energia eólica e hidrelétrica. Já o sistema de aquecimento dos hotéis e demais ambientes fechados é feito com o uso de energia geotérmica e biocombustível.

Val d’Isere

Palco dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992, Val d’Isere, juntamente com seu vizinho Tignes, é um dos resorts mais sustentáveis de Europa. Desde 2012, todos os ski lifts do resort francês são operados com energia verde.

Bem como os lifts, todos os snow groomers de Val d’Isere são operados com óleo vegetal hidrotratadoum combustível renovável e feito de gordura e olho vegetal. E, de acordo com os operadores do resort, Val d’Isere conseguirá ser neutra em emissão de carbono até 2030.

Zermatt

O resort que fica aos pés do monte Matterhorn já é uma área livre de carros há bastante tempo, com apenas pequenos ônibus elétricos sendo o único meio de transporte nas vias da cidade.

Para chegar até Zermatt, os visitantes podem se deslocar de trens que saem das grandes cidades de Genebra e Zurique.

Atualmente, a maior parte da energia utilizada pelo resort é proveniente de painéis fotovoltaicos instalados no Matterhorn Glacier Paradise. Através dele, são abastecidos os sistemas de aquecimento, iluminação e ventilação da estação de ski durante o ano inteiro.

Leia também:

Os benefícios dos esportes de neve para a sua saúde

A sustentabilidade e o futuro dos Jogos Olímpicos de Inverno