Os benefícios dos esportes de neve para a sua saúde

saúde esportes de neve

Assim como outros esportes, as modalidades de neve trazem incontáveis benefícios para sua saúde física e mental.

Em estudo recente, a revista norte-americana Health Fitness Revolution aponta ao menos 5 benefícios intrínsecos à prática dos esportes de neve. Confira!

Melhora a propriocepção

Propriocepção é definido como uma habilidade de sentir a posição das suas diferentes partes do corpo e o esforço gasto em movê-las. Ou seja, a melhoria dessa habilidade proporciona o equilíbrio e sua coordenação para realizar movimentos variados, principalmente no Ski.

A propriocepção enfraquece com a idade, assim, quanto mais você realiza atividades que se relacionam diretamente com essa habilidade, como o Ski e o Snowboard, menor poderá ser a perda com o envelhecimento.

Fortalece os ossos e as juntas

Seus joelhos devem aguentar a tensão e o peso de seu corpo enquanto você desce rapidamente as montanhas sobre esquis ou numa prancha de Snowboard.

Assim, além do fortalecimento das articulações da perna, seus ossos ficarão mais fortes ao aguentarem o impacto em suas pernas na prática do esporte.

Melhora de flexibilidade e fortalecimento muscular

Ao praticar Ski e Snowboard, você irá melhorar sua flexibilidade, evitando estiramentos e desconfortos musculares.

Nesses esportes, você trabalha todos os principais grupos musculares no corpo, sendo, dessa forma, um excelente exercício para fortalecer a musculatura principalmente dos membros inferiores e core.

Além disso, uma sessão de alongamento combinada com o esporte irá fortalecer a flexibilidade dos seus músculos que são mais utilizados ao descer as montanhas.

Equilíbrio e coordenação

Seu equilíbrio e coordenação irão melhorar conforme você aumenta sua habilidade tanto no Ski como no Snowboard. Isso também fortalecerá sua habilidade em se concentrar, por requerer sempre atenção no seu trajeto e nas mudanças do terreno e neve enquanto pratica o esporte.

Ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade

Praticar esportes ao ar livre e em contato com a natureza ajuda a reduzir a ansiedade e pode trazer inúmeros outros benefícios para a saúde mental, além de reduzir o estresse tanto pela prática esportiva em si, quanto pela interação com o ambiente durante o esporte.

Dessa maneira, os esportes de neve são fantásticos para ajudar sua saúde mental com suas belíssimas paisagens de montanha.

Leia também:

A sustentabilidade e o futuro dos Jogos Olímpicos de Inverno

Conheça a história do Snowboard