Conheça a história do Snowboard

história Snowboard
Foto: Mads Schmidt Rasmussen/Unsplash

O Snowboard é um dos esportes de neve mais conhecidos e praticados ao redor do mundo. Apesar de ser um relativamente recente, o esporte radical é muito popular entre os amantes dos esportes de neve. Conheça a história do Snowboard aqui no Brasil na Neve!

História do Snowboard

Surgido na década de 1960 nos Estados Unidos, mais especificamente no estado de Michigan, o Snowboard conta com muitas semelhanças com o Surfe e o Skate, modalidades radicais no mar e no asfalto respectivamente.

Em 1965, o norte-americano Sherman Popper, conhecido mundialmente como “pai do Snowboard”, criou um protótipo da prancha de Snowboard juntando dois esquis, que foi chamado de “Snurfer”, mistura de snow (neve em inglês) e surfer. O que era para ser apenas um brinquedo para suas filhas acabou chamando a atenção de grandes empresas de esporte, que compraram os direitos para fabricar o equipamento. Assim, o Snurfer foi popularizado até se tornar um esporte em si com competições ao redor de todo país.

Apesar de seu início em meados do século XX, o esporte teve seu primeiro Campeonato Mundial só em 1983, nos Estados Unidos, berço da modalidade. Além disso, em 1990 é criada a ISF (International Snowboarding Federation) com o intuito de padronizar as regras do esporte e organizá-lo de maneira competitiva.

Em 1994, no 39º Congresso Internacional de Ski realizado no Rio de Janeiro, o Snowboard foi aprovado como modalidade esportiva pela FIS (Federação Internacional de Ski e Snowboard). Com isso, a modalidade fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno de Nagano, no Japão, em 1998.

Diferentes disciplinas

Slalom Paralelo (PSL): dois riders descem simultaneamente percursos paralelos de Slalom com bandeiras próximas que indicam o trajeto a ser percorrido. A diferença do tempo da 1ª descida dos competidores determina a 2ª largada.

Slalom Gigante Paralelo (PGS): similar ao PSL, dois riders descem simultaneamente percursos paralelos porém de Slalom Gigante, com as bandeiras que indicam o trajeto a ser percorrido mais afastadas uma das outras possibilitando aos atletas adquirirem maior velocidade. A diferença do tempo da 1ª descida dos competidores determina a 2ª largada.

Snowboard Cross (SBX): composta por dois momentos: uma qualificatória, na qual os atletas realizam descidas individuais e são ranqueados pelo seu melhor tempo, e a prova final, quando, classificados de acordo com os resultados da classificatória, os atletas disputam baterias eliminatórias de 4 (ou 6) atletas, sendo que apenas os dois (ou 3) primeiros colocados de cada uma avançam na competição até a definição do vencedor. A pista pode ter até 1,2km de extensão e apresenta diversos obstáculos, como curvas, saltos, banksrollers e U-tangs.

Halfpipe (HP): uma das provas que compõe o Freestyle, ou Estilo Livre, o Halfpipe é composto por descidas em uma pista em formato de “U” com comprimento entre 100m e 170m, na qual os atletas realizam manobras e são julgados por elas. Vence a melhor a nota ou combinação de notas.

Slopestyle (SS): outra prova do Freestyle, o Slopestyle também é composto por descidas, nas quais os atletas são julgados pelas manobras realizadas, valendo a pontuação da melhor descida ou combinação de notas das descidas. Diferentemente do HP, o SS é realizado em uma pista de até 800m de comprimento que conta rampas inclinadas e obstáculos, como corrimões, saltos, bunkers, quarterpipes. As manobras dos atletas durante a apresentação são avaliadas pelos juízes com critérios similares aos da prova de halfpipe.

Big Air (BA): terceira prova do Estilo Livre, o Big Air fez sua estreia em Jogos Olímpicos em PyeongChang, 2018. Composto por 2 ou mais saltos em uma mega rampa após a descida em uma rampa de aceleração, o BA é caracterizado por uma manobra única em cada descida de grande amplitude e alto impacto visual. O vencedor sai do julgamento dos juízes de sua melhor manobra ou da combinação das notas de 2 ou mais saltos.

Brasileiros na modalidade

A primeira participação brasileira  da história em provas oficiais de Snowboard foi em 1995. Desde então, vários atletas representaram muito bem o Brasil em diversas competições internacionais ao longo dos anos.

O maior nome brasileiro e um dos maiores da América do Sul é o de Isabel Clark, especialista em Snowboard Cross e atual detentora do melhor resultado de um atleta brasileiro em Jogos Olímpicos de Inverno, a 9ª colocação em Turim, 2006. Além disso, atleta também conta com 13 títulos Overall Sul-Americanos, mais de 100 starts em provas de Copa do Mundo e 8 participações em Campeonatos Mundiais.

Atualmente, o Brasil conta com 4 atletas representando o Brasil em nível mundial: Augustinho Teixeira e João Teixeira (Freestyle), Noah Bethonico e Zion Bethonico (SBX).

Na atual temporada, Noah Bethonico representou o Brasil no Mundial de SBX em Bakuriani, na Geórgia, ficando inclusive entre os 30 melhores do mundo!

Ainda na temporada 2022/23, Augustinho Teixeira disputou inúmeras etapas de Copa do Mundo, e seu irmão João Teixeira, estreou em Copas do Mundo em fevereiro de 2023.

Confira mais notícias sobre o Snowboard brasileiro

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história do Snowboard, leia também:

Conheça 5 resorts sustentáveis na América do Norte

3 melhores resorts para se esquiar na primavera europeia