Conheça 5 resorts sustentáveis na América do Norte

resorts sustentáveis América do Norte
Ski lifts em Whistler, no Canadá. Foto: George Rose/Getty Images

A sustentabilidade e os esportes na neve andam lado a lado. Com as mudanças climáticas causadas pela ação do homem e o aumento na temperatura média do planeta, as modalidades de inverno passam a ser diretamente afetadas. Por isso, entidades, entusiastas e empresas ligadas ao esporte na neve buscam ser cada vez mais responsáveis do ponto de vista ecológico. O Brasil na Neve traz para você uma lista com 5 resorts com práticas sustentáveis na América do Norte!

Alta

Começando a lista com o resort de Alta, em Utah, nos Estados Unidos. Este resort venceu o prêmio de resort mais sustentável do país da Associação Nacional de Área de Ski (NSAA) dos Estados Unidos em 2022 por conta de suas boas práticas. Entre as medidas sustentáveis que alavancaram o resort estão: compra de créditos de energia renovável para compensar 100% do consumo de energia do resort, o reflorestamento das árvores desmatadas e um projeto para evitar o desperdício de alimentos.

O resort também conta com o Alta Environmental Center, órgão responsável por tornar o resort mais sustentável através de planos ambiciosos, como os citados acima.

Big Sky

Localizado no estado de Montana, o resort Big Sky conta com ótimos projetos de sustentabilidade. Construído em 1973 com apenas 4 ski lifts, hoje o resort conta quase 40 lifts e 300 pistas.

Como parte de seu compromisso ecológico, Big Sky compra créditos de carbono suficiente para diminuir por muito seu impacto ambiental, e também conta com aquecimento otimizado em suas instalações e aparelhos operados 100% por energia solar. Além disso, a operadora do resort assumiu o compromisso de se tornar neutra em emissão de carbono até 2030!

Jackson Hole

Além de ser um dos maiores resorts dos EUA, Jackson Hole também é um dos mais sustentáveis de toda a América do Norte.

Em 2019, o resort passou a utilizar energia verde em toda a sua operação, através de energia eólica produzida em parceiros. Para os operadores do resort, o próximo passo é rever suas práticas de abastecimento de comida, equipamento e produtos para diminuir sua pegada de carbono.

Taos Ski Valley

Mais ao sul, no estado do Novo México, o Taos Ski Valley também é considerado eco-friendly por suas práticas sustentáveis.

Assim como Big Sky, o resort assumiu o compromisso de se tornar neutra em emissão de carbono até 2030. Porém, o objetivo já foi alcançado em 2022 através de compras de créditos de carbono de alta qualidade.

Ademais, The Blake, um dos principais hotéis do resort, já utiliza energia geotermal para o aquecimento e resfriamento de seus ambientes.

Whistler

Indo para o Canadá, Whistler é o maior resort do país e vencedor de inúmeros prêmios de sustentabilidade.

Bem como Big Sky e o Taos Ski Valley, Whistler está buscando neutralizar sua pegada de carbono até o ano de 2023. Em 2022, um relatório da empresa EpicPromise certificou que o resort está dentro da meta almejada, com avanço significativo em economia de energia.

Whistler sediou os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2010. Se preparando para receber o evento e preocupado com seu impacto ambiental, o resort em conjunto com a prefeitura de Whistler decidiu trocar seu fornecimento de energia pelo gás propano para gás natural, reduzindo em 15% sua emissão de carbono.

Leia também:

3 melhores resorts para se esquiar na primavera europeia

Como as mudanças climáticas afetam os esportes na neve?