Conheça Whistler, um dos principais destinos para o esporte na neve

O checo Ondrej Bank durante uma prova de Ski Alpino em Whistler no OWG 2010.
Fabrice Coffrini/AFP

Whistler, no Canadá, é sem dúvida um dos destinos mais famosos quando se fala em praticar esportes na neve. A cidade está localizada a 125km de Vancouver, capital da Colúmbia Britânica, e conta com um resort chamado Whistler Blackcomb, localizado entre as montanhas Whistler e Blackcomb.

Whistler foi sede de 8 modalidades nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010. Dentre elas, o Ski Alpino, o Ski Cross Country e o Biathlon. Por isso, o Brasil na Neve traz um pouco mais sobre a cidade e sua história com o esporte de alto rendimento!

Jogos Olímpicos de Inverno 2010

Algo muito comum em praticamente todas as edições dos Jogos Olímpicos, seja de verão ou inverno, é que cidades próximas às cidades sede também sejam palco de alguns eventos. Foi exatamente assim que Whistler recebeu alguns esportes nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, sediado em Vancouver.

As provas de Ski Alpino ocorreram no próprio resort de Whistler Blackcomb, enquanto as demais provas de neve tiveram lugar no Parque Olímpico da cidade, em estrutura construída especificamente em virtude da realização dos Jogos.

Nessa edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, o Brasil teve 4 representantes que competiram em Whistler: Johnatan Longhi e Maya Harrisson (ski alpino), Leandro Ribela e Jaqueline Mourão (ski cross country).

Além disso, a cidade foi palco de uma das histórias mais impressionantes do esporte. No aquecimento para a prova feminina de Sprint clássico do Ski Cross Country, a atleta eslovena Petra Majdič sofreu uma queda de aproximadamente 3 metros de altura e fraturou 5 ossos de sua costela. Em seguida, a atleta passou por uma série de testes, mas nenhum acabou mostrando as fraturas. Dessa maneira, a eslovena decidiu seguir competindo, mesmo com fortes dores. Ela foi avançando na competição até chegar a final do Sprint clássico, onde conseguiu uma medalha de bronze, realizando um feito incrível e até inacreditável!

Saiba mais sobre o legado olímpico em Whistler

Outros eventos esportivos

Desde 1966, Whistler está aberta para atletas do mundo inteiro, sendo referência para a prática do esporte de alto rendimento.

A cidade foi sede dos mundiais FIS de Ski Freestyle (2001) e de Snowboard (2005), além de etapas da Copa do Mundo FIS de Ski Freestyle (a última em 2002) e de Ski Alpino (a última em 2008).

Turismo

Além disso, a cidade canadense também é uma ótima opção para atletas dos mais diferentes níveis. No resort Whistler Blackcomb, são mais de três mil hectares de superfície esquiável, com pistas de diferentes níveis.

O resort ainda conta com inúmeras opções de aulas de ski e snowboard, seja para crianças ou para adultos. Aluguel de equipamentos e também de roupas mais adequadas ao frio extremo também estão entre os serviços oferecidos pelo resort.

Existe também uma grande infraestrutura de lojas, hotéis e restaurantes na base da montanha, fazendo de Whistler um ótimo destino para famílias e grupos de diferentes tipos de pessoa.

Whistler, no Canadá
Sierra M/Unsplash

Leia também:

Resorts tranquilos para você aproveitar a neve com sossego

Você sabe como é viver nas montanhas?