Marcos e recordes dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022

Recordes Jogos Paralímpicos de Inverno
Chloe Knott/OIS

Após exatos 5 meses da cerimônia de encerramento em Beijing, o Brasil na Neve traz para você alguns marcos históricos, momentos importantes e recordes dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022!

Grande participação brasileira em Beijing

A delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Beijing contou com 6 atletas no total: Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley dos Santos (Para Ski Cross Country) e André Barbieri (Para Snowboard).

No Long Distance feminino, Aline Rocha conquistou a 7ª colocação com o tempo de 50min45s7. A atleta superou seu recorde pessoal de um 15º lugar nos Jogos Paralímpicos de 2018 em PyeongChang. Esse foi o melhor resultado da delegação brasileira em Beijing, o segundo melhor resultado da história do Brasil nos Jogos em termos de posição e o melhor resultado feminino da história.

No masculino, na prova classificatória do Sprint na categoria Sitting Cristian Ribera teve uma grande performance e terminou na 5ª colocação, classificando-se para a fase semifinal com um tempo de 2min23s48 e conquistando a melhor posição de classificação da história do Brasil, rendendo ao jovem atleta o recorde brasileiro de Sprint nos Jogos.

Na semifinal, Cristian foi o 5º colocado em sua bateria, conseguindo um histórico 9º lugar geral, superando seu 15º lugar em PyeongChang 2018 e estabelecendo um novo recorde brasileiro em provas de Sprint nos Jogos Paralímpicos de Inverno.

O Brasil também participou do Revezamento Misto no Para Ski Cross Country. A equipe brasileira composta por Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha e Robelson Lula fez um tempo de 34min10s8, terminando na 8ª colocação, sendo assim, a melhor colocação brasileira em uma prova por equipes.

Ao todo, a delegação brasileira conquistou 5 Top 10 (Aline Rocha – Sprint, Middle e Long Distance, Cristian Ribera – Sprint, Equipe – Revezamento Misto) e 14 Top 20 de 18 possíveis, incluindo André Barbieri no Banked Slalom e Snowboard Cross, Guilherme Rocha no Sprint, Middle e Long Distance e Robelson Lula nas provas de Middle e Long Distance.

Número recorde de para atletas mulheres

Ao todo foram 564 atletas participantes nessa edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno. Porém, o número que mais chamou a atenção foi o de mulheres competindo em Beijing. Foram 138 mulheres que estiveram representando seus países nos Jogos Paralímpicos de Inverno, superando o recorde que até então era de 133 atletas mulheres nos Jogos de PyeongChang em 2018.

Recordes Jogos Paralímpicos de Inverno
Thomas Lovelock/OIS

Recorde de medalhas para Oksana Masters

A norte-americana Oksana Masters fez história em Beijing ao conquistas 7 medalhas em 7 starts. A atleta de 33 anos conquistou um ouro e três pratas no Para Ski Cross Country e dois ouros e uma prata no Para Biathlon, totalizando 7 medalhas.

Com esse feito incrível, Masters conquistou 14 medalhas em 3 edições de Jogos Paralímpicos de Inverno, ultrapassando as também estadunidenses Sarah Will e Sarah Billmeier que detinham o recorde com 13 medalhas e se tornando a maior medalhista feminina da história dos Jogos.

Brian McKeever iguala o recorde de medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos

O canadense de 43 Brian McKeever teve uma participação perfeita em Beijing. Em sua 4ª participação em Jogos Paralímpicos de Inverno, o esquiador venceu as três provas que disputou no Para Ski Cross Country na categoria Visually Impaired, para atletas com problemas de visão: Sprint, 12,5km e 20km.

Com esse feito, ele chegou a sua 16ª medalha de ouro conquistada, igualando o número de medalhas de ouro do alemão Gerd Schonfelder, do Para Ski Alpino. No geral, o atleta da Alemanha ainda tem mais medalhas no geral, com 22, enquanto o canadense possui 20 condecorações no geral.

Recordes Jogos Paralímpicos de Inverno
Thomas Lovelock/OIS

Esses foram os principais marcos e recordes dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, abaixo alguns textos relacionados:

Confira mais sobre a participação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Inverno

Veja também os marcos e recordes dos Jogos Olímpicos de Inverno 2022