A estratégia de sustentabilidade e governança da IBU

Saiba mais sobre a Target 26, estratégia promovida pela IBU em busca de ações mais sustentáveis e inovadoras para o Biathlon mundial.

Em movimento por um esporte de neve mais sustentável e inovador, a IBU – União Internacional de Biathlon se reuniu, no final de agosto, com a região das Américas para tratar sobre a Target 26, sua estratégia que engloba governança e sustentabilidade.

A reunião, realizada de forma remota, não apenas explicava as novas medidas implementadas pela IBU, como também foi um espaço para discussão dos esforços e desafios da modalidade no que tange a temática de sustentabilidade.

A coordenadora técnica da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, Camila Freitas, e o coordenador técnico do Ski Cross Country, Leandro Ribela, estiveram presentes e foram os representantes do Brasil na reunião.

O que é a Target 26?

Apresentada pela IBU em outubro de 2019, a estratégia Target 26 estabelece uma estrutura para a realização de uma série de atividades nos próximos dois ciclos olímpicos (até 2026). Em resumo, miram-se os seguintes objetivos:

  • Empoderar as federações membras;
  • Reforçar os eventos de Biathlon;
  • Estender o alcance do Biathlon;
  • Aprimorar a governança;
  • Inovar o futuro.

As medidas da Target 26 buscam garantir que a modalidade do Biathlon possa progredir de forma dinâmica e sustentável, permitindo às próximas gerações de atletas terem as bases essenciais para performar no futuro.

Ações como o desenvolvimento de academia de atletas, aprimoramento da experiência de espectadores em competições e o fortalecimento dos princípios e regulamentos da IBU são previstas nos próximos anos.

Questões climáticas e as medidas da Target 26

Em relação às questões climáticas, a estratégia busca estabelecer o Biathlon como líder na promoção da sustentabilidade nos esportes. Até 2026, são previstas ações como:

  • a revisão das áreas da modalidade que podem ser aprimoradas do ponto de vista sustentável, como o uso de transporte, eliminação de resíduos e soluções de energia;
  • estabelecer iniciativas sustentáveis para reduzir a pegada de carbono dos eventos realizados pela IBU;
  • identificar oportunidades para promover a sustentabilidade dentro do Biathlon;
  • e ativamente compartilhar os aprendizados de novas iniciativas sustentáveis com as federações membras.

Saiba mais sobre a estratégia Target 26.