Dicas para fazer a sua mala de neve: o que levar?

Créditos: Daniele Franchi/Unsplash

Aprenda a preparar a mala de viagem para a prática de esportes na neve

Fazer mala pode ser algo muito difícil para algumas pessoas. Agora imagine preparar uma mala para uma viagem na neve, com peças pesadas, que ocupam muito espaço? Se a viagem não tiver bagagem para despachar, então, nem se fala. Por isso, a embaixadora da The North Face, Flavia Vitorino, deu várias dicas para fazer uma mala para viagem de neve e não esquecer nada essencial:

Como fazer mala para a neve

O que precisa ser mais considerado na hora de preparar uma mala para viagens na neve é que as coisas ocupam um volume e um peso maior. Então é preciso ter muita atenção para não esquecer nada e ao mesmo tempo não passar as medidas exigidas pelas companhias aéreas.

De acordo com Flavia, “escolher tanto vestuário quanto equipamento que seja o mais leve possível é essencial. Tem que ser técnico, eficiente e leve”, aconselha ela. “A gente já não tem mais disponibilidade para despachar uma bagagem, quanto mais duas. Então acaba ficando caro”.

O que colocar na mala de neve

Vocês já ouviram falar na técnica das camadas? Ela ajuda muito na hora de decidir o que levar e é muito importante também para se vestir de forma adequada durante viagens de inverno mais rigoroso. Ela funciona assim:

Primeira camada

  • Meia calça 
  • Calça legging ou segunda pele
  • Camiseta respirável fina

Segunda camada

  • Fleece ou Termaball
  • Calça mais grossa

Terceira camada

  • Casaco corta vento
  • Calça corta vento

Observações: A calça mais grossa pode não ser usada, dependendo da temperatura do local. “Normalmente, eu fico só com a meia calça e a segunda pele”, explica Flavia. Já o fleece é muito importante porque ele que vai garantir que seu corpo permaneça quente – pode ser substituído por uma termaball, que é uma jaqueta de pluma não animal, um material que esquenta muito e que é muito leve.

Quantidades e tamanho da mala

É indicado levar de 1 a 2 trocas, no máximo, para todos os itens. A ideia é realizar lavagens no local, se houver necessidade. Nesse tipo de viagem, “tem que abrir mão de querer ficar trocando muito a roupa e não repetir. Isso na neve não existe”, diz ela.

Normalmente, lugar frio é seco, então seca muito rápido, do dia para noite. Portanto, se tiver num esquema de otimização de bagagem, o ideal é levar apenas uma troca só e lavar quando precisar.

Já em relação ao tamanho da mala, Flavia tem uma tática: usa a mala que é o próprio estojo da prancha de snowboard. 

O que não pode faltar?

As extremidades do corpo são sempre a maior reocupação – por isso, levar uma meia bem quente, gorro, e luva que proteja muito a mão é muito importante.

Além disso, como o clima é muito seco, é de extrema necessidade levar soro fisiológico ou um inalador portátil para fazer limpeza nas narinas, que ficam muito ressecadas e impedem você de ficar doente. 

“Aplicar todos os dias já dá um alívio muito grande. Beber muita água também é essencial e levar um creme muito hidratante para a pele e um protetor labial, além do protetor solar que, independente de estar sol ou não, a neve queima muito”, indica.