Como escolher o capacete ideal para praticar Ski e Snowboard

capacete Ski e Snowboard
Créditos: Petr Sevcovic/Unsplash

Para viajar para a neve, é necessário se preparar. O Brasil na Neve já trouxe para você dicas sobre como escolher seus equipamentos. Hoje, você verá algumas dicas sobre como escolher o capacete ideal para praticar Ski e Snowboard!

Capacete ideal para Ski e Snowboard

Para praticar esportes de neve, é obrigatório fazer o uso de capacete e outros equipamentos de proteção. Independentemente de seu nível de habilidade ou frequência na neve, esses equipamentos são fundamentais para evitar lesões sérias. Principalmente em uma zona tão sensível quanto a cabeça.

Tamanho e encaixe

Primeiramente, é necessário conhecer as medidas e como os capacetes irão encaixar em sua cabeça. A maioria dos capacetes possuem medidas em centímetros, dessa forma, utilize uma fita de medição para descobrir o tamanho necessário. Para isso, enrole ela em sua cabeça acima de suas sobrancelhas e orelhas para medir.

Também cheque o encaixe do seu capacete. Você deve se sentir confortável com ele, e um capacete que está com o encaixe correto não deve ter nenhuma brecha entre ele e sua cabeça. Além disso, a parte de trás do capacete não deve tocar o seu pescoço.

Assim que você colocar o capacete e amarrá-lo, balance sua cabeça levemente para verificar duas coisas:

  • Se o capacete se mover ou você sentir ele balançando separadamente de sua cabeça, pode ser que o seu tamanho esteja maior do que você precisa;
  • Se você sentir pressão na sua cabeça, ou se o capacete não encaixou totalmente, ele provavelmente é menor do que você precisa.

Dessa forma, peça um tamanho maior ou menor para encontrar o mais adequado. A maioria dos capacetes modernos possuem um sistema de ajuste que pode deixar o encaixe adequado quando o capacete é um pouco maior que a cabeça.

Atente-se no design do capacete para o impacto

A maioria dos capacetes é desenvolvida com design para um único impacto. Se você sofreu algum impacto e percebeu que a espuma dura em seu interior desmanchou ou quebrou, é hora de encontrar um novo capacete.

Nem todos os impactos são visíveis de fora do capacete, portanto é essencial que você cheque o interior do seu capacete para saber se precisa substituir o que usa.

Além disso, para você que já anda em velocidades mais altas, em caso de qualquer queda que o capacete bata no chão, troque de capacete, muitas vezes os danos do capacete não são perceptíveis a olho nu, e podem deixar você vulnerável no caso de um novo acidente.

Ventilação do capacete

Quase todos os capacetes oferecem algum sistema de ventilação em seu design, para permitir que o calor e umidade escapem. Em virtude disso, procure sempre capacetes com boa ventilação, para que seu uso não se torne incômodo.

Bem como em relação a outros fatores, alguns fornecedores oferecem sistemas de ventilação ajustáveis para te dar a habilidade de abrir ou fechar aberturas de ventilação para se adequar às condições climáticas que você venha vivenciar.

Leia também:

Conheça os principais resorts de neve da Nova Zelândia!

Acompanhe a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2023!