Conheça esses 10 esportes de inverno inusitados

Conheça outras práticas além do skiing e do snowboarding

esportes de inverno diferentes
Créditos: Ethan Hu/Unsplash

O inverno pode ser uma das épocas mais interessantes para a prática de esportes. Os mais tradicionais como Ski e Snowboard provavelmente você já conhece, mas o Brasil na Neve separou para você uma lista com 10 esportes de inverno inusitados para você praticar em uma próxima oportunidade!

Conheça esportes de inverno pouco convencionais

Snowkite

Semelhante ao kiteboarding aquático, o snowkiting usa a força da “pipa” para deslizar em terrenos cobertos de neve. As pipas inflamáveis ​​são o tipo mais comum. 

Criado nos anos 1960 pelo alemão Dieter Strasilla, o esporte se tornou popular em várias partes da Europa. Sua prática pode ser em terrenos mais planos ou em pequenas elevações. Além disso, o vento é um fator indispensável para o snowkite.

Ice yachting

O iate no gelo é semelhante aos veleiros, mas com um patim de gelo, que são usados ​​para deslizar em um ritmo rápido. Os iates de gelo podem acomodar cerca de 6 a 7 pessoas, que são distribuídas de forma a garantir que o barco esteja em bom equilíbrio.

Corrida de pá (Shovel racing)

Um dos esportes de inverno mais inusitados é a corrida de pá. Nela, os pilotos usam uma pá para descer encostas nevadas. Essa era uma técnica para pegar elevadores, praticada por operadores para facilitar o trabalho, que acabou se transformando em um esporte.

Snocross

Snocross é um esporte de corrida que usa motos de neve em pistas com muitos obstáculos diferentes, como curvas fechadas, saltos extremos e outros. Requer condições climáticas extremas para manter as pistas congeladas. Além disso, você precisa de equipamento certo: luvas, proteção para os olhos, capacete, cotoveleiras, caneleiras e proteção para a parte superior do corpo. 

Ski Jumping

Esporte olímpico desde 1924, o Ski Jumping é uma modalidade mais conhecida mundialmente. Além de sua presença nos Jogos Olímpicos de Inverno, o Ski Jumping tem suas principais competições organizadas pela FIS – Federação Internacional de Ski e Snowboard, como o Four Hills Tournament, etapa da Copa do Mundo da modalidade que é muito famosa na Europa.

Big Mountain Skiing

Este é um dos poucos esportes de inverno que envolve principalmente alta velocidade em terrenos montanhosos íngremes e também inclui algumas acrobacias extremamente aventureiras, como saltos de penhascos. Esquiar em grandes montanhas pode ser extremamente perigoso e, portanto, requer preparação e treinamento prévios. 

Hockey no gelo

Possivelmente esse seja o esporte mais conhecido da lista, porém não é tão popular por aqui. Apesar disso, o hockey no gelo é muito praticado no Canadá, Estados Unidos e países do leste europeu.

Uma típica partida de hóquei no gelo consiste em 60 minutos de tempo de jogo, que são divididos em três slots de 20 minutos. Há também um intervalo de 17 minutos após o primeiro e o segundo. Também exige que você esteja bem protegido e guardado devido ao gelo duro ou às superfícies da prancha.

Snowmobiling

Snowmobiling tem muitos outros nomes, incluindo trenó motorizado, moto de neve, scooter para neve, skidoo, skimobile ou máquina para neve. Usa um veículo movido a um motor projetado para passar por estradas e trilhas com neve. 

Dog Sledging

Acontece em países realmente frios, onde os cães costumam correr em lugares cobertos de neve. Requer uma equipe de cães de trenó que são usados ​​para puxar um trenó junto com a pessoa que os controla. 

Escalada no gelo

A escalada no gelo é feita escalando pilares de gelo verticais como penhascos de outras formações geladas. Requer equipamentos e ferramentas especificamente projetados para ele. Por isso, cursos são indicados.

Leia também:

Conheça 3 resorts que foram sede de eventos esportivos na temporada

Conheça 3 resorts de neve incomuns para você experimentar!