Snowkite: conheça o esporte

Snowkite

Não tão conhecido no Brasil, o Snowkite vem se tornando um esporte muito popular em países mais frios. A modalidade mescla elementos do kitesurf com técnicas de esportes na neve, e pode ser praticado tanto com esqui como em uma prancha de snowboard.

O esporte foi criado nos anos 1960 pelo alemão Dieter Strasilla e, desde então, se tornou popular em várias partes da Europa. Sua prática pode ser em terrenos mais planos ou em pequenas elevações. Além disso, o vento é um fator indispensável para o snowkite.

Para quem não tem intimidade com esportes na neve, o snowkite pode ser uma atividade um tanto quanto difícil, uma vez que é necessário aliar o equilíbrio em seu esqui ou snowboard com o ‘kite’. Mesmo assim, muitos se aventuram nesse esporte radical onde se pode alcançar até 70km/h em um snowkite.

A técnica utilizada é muito parecida com o kitesurf, com pequenas adaptações para a neve. Com cada vez mais praticantes ao redor do mundo, foram desenvolvidos equipamentos específicos para o esporte, como esquis e pranchas de snowboard próprios para o snowkite.

Onde praticar o Snowkite?

Atualmente, a modalidade é mais popular na Europa, seja em estações de esqui na França, Itália ou Suíça. Porém, na América do Sul temos Corralco, no Chile, que é referência na prática da modalidade. O resort chileno conta com ventos ideais e um espaço sem muitos obstáculos, sendo assim perfeito para a prática do esporte.

O maior evento da modalidade no mundo é a Red Bull Ragnarok, uma corrida de kite que acontece anualmente na Noruega e reúne mais de 400 atletas e entusiastas do esporte por ano. Sua última edição iria ser realizada em Uvdal, na Noruega, porém, por conta de restrições por conta da pandemia de COVID-19, a corrida foi cancelada.