Confira como foi a temporada 2019/20 do Biathlon brasileiro

A penúltima retrospectiva da temporada 2019/20 é do Biathlon. O esporte, que mistura tiro esportivo com Ski Cross Country, foi muito bem representado pelos atletas brasileiros, com nomes da nova geração e outros já consolidados no cenário nacional.

Como foi a temporada 2019/20 do Biathlon brasileiro?

Matheus Vasconcellos: com apenas 19 anos, o atleta é o novo nome do Biathlon no Brasil

Nesta temporada, o jovem atleta bateu dois recordes nacionais – de Super Sprint e Sprint – nas provas da IBU Cup 3 e IBU Cup 6, respectivamente. O desempenho de Matheus aumenta as expectativas de ainda melhores resultados para o Brasil no Biathlon em um futuro próximo, visto que o atleta completou 19 anos. 

Taynara da Silva: a primeira representante brasileira do Biathlon em um Jogos Olímpicos da Juventude

Photo: OIS/Jed Leicester. Handout image supplied by OIS/IOC.

Outro marco da temporada, foi a primeira participação da história do país na modalidade  em Jogos Olímpicos da Juventude. A competição olímpica ocorreu em janeiro de 2020, em Lausanne, e teve Taynara da Silva como a competidora brasileira do Biathlon.

Taynara também participou pelo Ski Cross Country, ou seja, disputou em duas modalidades, e foi porta bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos.

Mirlene Picin conquista terceira colocação geral da Copa Sul Americana de Biathlon

Uma das principais atletas da história da modalidade do país, Mirlene Picin fez uma ótima temporada. O principal destaque foi o seu desempenho no circuito da Copa Sul Americana de Biathlon em 2019.

Com três medalhas de bronze, a atleta terminou a Copa na terceira colocação geral no evento que foi disputado em duas etapas, Bariloche (Argentina) e Rio Blanco (Chile).