As origens do Halfpipe

halfpipe

O halfpipe é um elemento utilizado em diversos esportes dentro e fora da neve. Essa estrutura simples deu origem a uma das modalidades mais incríveis da neve e proporcionou momentos históricos por meio da habilidade de lendas do esporte.

Apesar de sua popularidade, o Halfpipe só se estabeleceu nos anos 90 com invenções que facilitaram a construção da sua estrutura característica.

Confira a seguir as origens do Halfpipe nessa pequena viagem no tempo pela história:

O começo de tudo

A origem do Halfpipe é, também, a origem do Snowboard em seus primórdios. Em 1965, Sherman Poppen queria criar um brinquedo para suas filhas. Assim, ele juntou dois esquis e criou uma prancha que foi chamada de “snurfer”.

A invenção, que fez enorme sucesso com as crianças e vendeu cerca de um milhão de unidades na época, se transformaria no Snowboard que conhecemos hoje. Saiba mais sobre essa história no Brasil na Neve.

As primeiras competições

O Snowboard começa a ganhar popularidade como atividade, e naturalmente começa a se organizar em termos de formatos de disputa, gerando as primeiras competições esportivas em poucos anos.

Em 1982, é realizado o primeiro Campeonato Nacional de Snowboard nos Estados Unidos (que se tornaria, anos mais tarde, no U.S. Open Snowboarding Championship). Já em 1986, foi realizada a primeira competição internacional da modalidade, em Saint Moritz na Suíça.

Créditos: Vermont Life Magazine

Abertura dos resorts para o Snowboard

A popularidade crescente levaria à aceitação dos resorts de neve, que não permitiam a prática do Snowboard em suas intermediações, nos anos 80.

Aproximadamente 40 resorts nos Estados Unidos aceitavam o esporte em 1985. Em 1990 esse número aumentou mais de 10 vezes, e 476 resorts já aceitavam o esporte naquele ano.

A ascensão da popularidade do Halfpipe

Por volta de 1988, os halfpipes começaram a ganhar atenção da mídia, que sempre queria fazer histórias sobre os aventureiros snowboarders que faziam manobras nos halfpipes na neve.

Com isso, os resorts que começaram a aceitar o esporte também perceberam que precisavam construir halfpipes para atrair seus praticantes.

Em 1988, o U.S. Open teve sua primeira competição de Halfpipe. A partir daquele momento, o Halfpipe começou a ser uma parte importante das competições de Snowboard.

A invenção de Doug Waugh

Apesar da crescente aparição de halfpipes nos resorts, eles eram pequenos e demandavam intensivo trabalho de manutenção. Alguns resorts consideravam que o esforço não valia a pena.

É a partir 1990 que uma invenção muda o cenário. O fazendeiro Doug Waugh foi contratado para desenvolver uma máquina que facilitaria a construção de halfpipes. Em 1992, o resultado de seu trabalho foi a máquina chamada “Pipe Dragon”, que alcançou o seu objetivo e auxiliou no surgimento de mais halfpipes nos Estados Unidos.

Com o passar dos anos, a invenção de Doug foi aprimorada permitindo a criação de halfpipes maiores e com geometrias diferentes, evoluindo a modalidade para uma emocionante direção.

Confira a matéria realizada pela emissora CBS, em 1998, com Doug Waugh.

A lenda do Halfpipe

E para firmar o Halfpipe como uma grande modalidade do Snowboard só faltava a grande performance de uma lenda. O Halfpipe já era parte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde a edição de 1998, ocorrida em Nagano (Japão).

Mas é só em 2006 que definitivamente o esporte encontraria sua primeira lenda. Shaun White, atleta norte-americano, fez uma performance inesquecível nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, em Torino (Itália), o que lhe rendeu a medalha de ouro e um reconhecimento sem igual.