O Snowboard ao longo dos anos

Não há sensação melhor do que aproveitar aquela neve em uma prancha de snowboard. E você sabe a história dessa modalidade que tanto nos fascina? Confira aí!

Em 1965, Sherman Poppen queria criar um brinquedo para suas filhas. Assim, ele juntou dois esquis e criou uma prancha que foi chamada de “snurfer”. A invenção fez tanto sucesso com as crianças que vendeu cerca de um milhão de unidades.

Anos mais tarde, em 1977, Jake Burton, que havia participado de competições de snurfer organizadas por Poppen, decidiu criar uma nova versão da invenção, que um dia se tornaria a prancha de snowboard atual que todos usam.

Com o crescente sucesso do snowboard e sua popularização nos resorts, em 1986 foi realizada a primeira competição internacional, em Saint Moritz na Suíça.

O esporte foi oficializado no cenário internacional aqui no Brasil! Em 1994, o Congresso da Federação Internacional de Ski foi realizado no Rio de Janeiro, que decidiu incorporar a organização do Snowboard em nível internacional. Com isso, o COI decide incluir o snowboard como esporte olímpico, e a estreia da modalidade aconteceu na Olimpíada de Inverno de 1998, em Nagano, no Japão, com duas categorias no masculino e feminino.

A modalidade já conquistava diversos aficionados no Brasil, e, já em 1995, a então CBDN, então chamada ABS, realizou o primeiro Campeonato Brasileiro de Snowboard, em Valle Nevado no Chile.

Nesses 22 anos, o Snowboard ganhou muito espaço nos Jogos Olímpicos e em 2018 chegou a 10 eventos de medalha disputadas no masculino e feminino: Snowboard Cross, Slalom Paralelo Gigante, Half Pipe, Slopestyle e Big Air.

E em 2014, o para snowboard fez sua estreia nos Jogos Paralímpicos de Inverno, em Sochi, na Rússia.

O Brasil já participou em ambos os eventos, Isabel Clark participou de 4 edições Jogos Olímpicos de 2006 a 2018, conquistando o melhor resultado da história do Brasil em Jogos de Inverno, o 9º lugar. Já André Cintra participou das duas edições dos Jogos Paralímpicos, 2014 e 2018, conquistando dois Top 10 em 2018.