Ski Mountaineering: conheça a mais nova modalidade olímpica para 2026

Atletas franceses na prova de Team Race de Ski Mountaineering
Créditos: Divulgação/Site ISMF

Você conhece o Ski Mountaineering? Essa modalidade que combina o montanhismo e o ski fará sua estreia em Jogos Olímpicos de Inverno na edição de 2026 em Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália. À princípio, a decisão do COI – Comitê Olímpico Internacional é de que o esporte estará presente apenas nessa edição dos Jogos, a pedido do Comitê Organizador dos Jogos de 2026. O aceite para essa edição está relacionado a popularidade do esporte no país sede e o sucesso da modalidade nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de 2020 em Lausanne, na Suíça.

A entidade máxima do esporte no âmbito mundial é a ISMF – Federação Internacional de Ski Mountaineering, que chancela inúmeras competições internacionais e organiza a Copa do Mundo de Ski Mountaineering ISMF, que ocorre em várias etapas ao redor do mundo anualmente.

O conceito básico do esporte é colocar os atletas para subirem e descerem as montanhas de maneira “manual”, diferentemente das outras modalidade de ski. Em suma, a modalidade mistura o ski com o montanhismo, podendo ser chamada em português de Ski de Montanhismo.

Existem inúmeras disciplinas dentro do esporte. A mais tradicional delas é a Team Race, onde 2 ou 3 atletas de cada equipe fazem no mínimo 3 subidas e descidas em todo o circuito, com provas de longa distância. Outra disciplina popular do Ski de Montanhismo é o Individual Race, que tem basicamente a mesma dinâmica que a Team Race só que com atletas disputando a prova individualmente. Confira no vídeo abaixo as provas masculina e feminina de Individual Race em uma das etapas da Copa do Mundo de Ski Mountaineering de 2021:

Outras disciplinas são: Sprint Race, Relay e Vertical. O Sprint Race é como se fosse uma mini Individual Race, com os percursos sendo completados em até 3 minutos! Já o Relay é parecido com o revezamento em outras modalidades, equipes de 3 ou 4 atletas percorrem um trajeto, um de cada vez, de cerca de 15 minutos com duas subidas e descidas, além de um curto percurso dos atletas carregando os skis nas costas. O Vertical conta com uma longa subida com os skis nos pés, sem descida.

Atualmente, o Brasil tem dois atletas que praticam a modalidade: Caio Brown, de 19 anos e Charles de Candolle. O primeiro, além de competir no Ski Mountaineering, também compete no Ski Cross Country e participa de competições internacionais em ambas as modalidades.

Caio Brown do Ski Mountaineering em competição
Créditos: Caio Brown/Twitter

Confira mais sobre a modalidade

Confira a retrospectiva dos Jogos Olímpicos de Inverno 2022