Ski de Montanhismo: conheça a mais nova modalidade olímpica para 2026

Ski de Montanhismo
Atletas franceses na prova de Team Race de Ski de Montanhismo. Créditos: Divulgação/Site ISMF

Você conhece o Ski de Montanhismo? Hoje, o Brasil na Neve te apresenta essa modalidade que combina o montanhismo e o ski, e é certamente uma das mais difíceis do mundo!

Por conta de sua popularidade no país sede e o sucesso da modalidade nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de 2020 em Lausanne, na Suíça, a modalidade fará sua estreia em Jogos Olímpicos de Inverno na edição de 2026 em Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália.

Em princípio, a decisão do COI – Comitê Olímpico Internacional é de que o esporte estará presente apenas nessa edição dos Jogos.

Como funciona o Ski de Montanhismo?

O esporte consiste basicamente em fazer os esquiadores subirem as montanhas de maneira “manual”, diferentemente do que é feito nas outras modalidades de Ski.

Atualmente, a entidade máxima do esporte no âmbito mundial é a ISMF – Federação Internacional de Ski Mountaineering, que chancela e organiza inúmeras competições ao redor do mundo.

Assim como as principais modalidades de neve, o Ski de Montanhismo conta com Campeonatos Mundiais realizados a cada dois anos e Copas do Mundo anuais com diferentes etapas.

Diferentes disciplinas

Existem inúmeras disciplinas dentro do esporte. A mais tradicional delas é a Team Race, onde 2 ou 3 atletas de cada equipe fazem no mínimo 3 subidas e descidas em todo o circuito, com provas de longa distância.

Outra disciplina popular do Ski de Montanhismo é o Individual Race, que tem basicamente a mesma dinâmica que a Team Race só que com atletas disputando a prova individualmente.

Outras disciplinas são: Sprint Race, Relay e Vertical.

O Sprint Race é como se fosse uma mini Individual Race, com os percursos sendo completados em até 3 minutos!

O Relay é realizado da mesma forma que o revezamento em outras modalidades. Equipes de 3 ou 4 atletas percorrem um trajeto de cerca de 15 minutos com duas subidas e descidas, um de cada vez. Além disso, ele também percorrem um curto percurso carregando os skis nas costas.

Por fim, o Vertical conta com uma longa subida com os skis nos pés, sem descida.

Brasil na modalidade

Bem como nas outras modalidades de neve, o Brasil também conta com representantes no Ski de Montanhismo. São eles: Caio Brown e Charles De Candolle.

Inclusive, Charles De Candolle participou do Mundial de Ski de Montanhismo, realizado em Boí Taüll, na Espanha nesta temporada. O brasileiro competiu nas provas de Vertical, Sprint e Individual.

Charles De Candolle competindo no Mundial. Créditos: Skimostats

Leia também:

3 esportes na neve diferentes

Um dia de Ski no Chile!