Saiba mais sobre o Mundial de Snowboard 2023!

Mundial de Snowboard 2023
Divulgação/Instagram

O Mundial de Snowboard de 2023 está acontecendo em Bakuriani, na Geórgia. Esta é a 15ª edição do principal evento da modalidade.

Desde 2015, o Mundial de Snowboard é organizado junto ao Mundial de Ski Freestyle. A FIS – Federação Internacional de Ski e Snowboard é a responsável pelo evento.

História da competição

Por ser uma modalidade jovem, o primeiro Mundial de Snowboard foi realizado pela primeira vez no ano de 1996. A segunda edição do evento foi realizada logo no ano seguinte, em 1997, e desde então, os campeonatos mundiais vem sendo realizados em cada ano ímpar.

Em toda sua história, o campeonato mundial de Snowboard só teve sedes no hemisfério norte. Ao todo, foram 8 edições na Europa, 3 na América do Norte e 1 na Ásia. Com exceção do Mundial de 2021, que teve 4 sedes diferentes (3 na Europa e 1 na América do Norte), todas as outras edições foram em sedes únicas.

Maiores vencedores

O maior medalhista do Mundial de Snowboard é a francesa Karine Ruby, com 10 medalhas no total: 6 ouros e 4 pratas. Ela competiu entre 1996 e 2005 no evento.

Entre os homens, o austríaco Benjamin Karl é o maior medalhista, com 8 no total: 5 ouros, 2 pratas e 1 bronze.

Em Bakuriani, os principais medalhistas que estão presentes são: Andreas Prommegger (AUT) e Zoi Sadowski-Synnott (NZL).

O austríaco Andreas Prommegger já encerrou sua participação no Mundial de Snowboard 2023, somando 1 ouro (Parallel Slalom) e 1 prata (Mixed Parallel Slalom). Com isso, ele soma 5 medalhas no total: 3 ouros e 2 pratas. Com o ouro em Bakuriani, Andreas Prommegger se tornou o campeão mundial mais velho da história.

Já a neozelandesa Zoi Sadowski-Synnott conquistou uma medalha de prata no Slopestyle e ainda irá competir no Big Air entre os dias 4 e 5 de março. Ela soma 5 medalhas no total: 2 ouros e 3 pratas.

Edição atual

O Mundial de Snowboard 2023 começou no dia 19 de fevereiro e se estenderá até o dia 5 de março.

Ao todo, já foram realizados 4 eventos: Parallel Slalom individual, Parallel Slalom por equipes, Parallel Giant Slalom e Slopestyle. Ainda serão realizadas as provas de Big Air, Halfpipe, Snowboard Cross individual e Snowboard Cross por equipes.

O Brasil terá representação em Bakuriani através de Noah Bethonico, do Snowboard Cross (SBX). O brasileiro vem de um bronze na Nor-Am Cup em Gore Mountain, nos Estados Unidos.

Mundial de Snowboard 2023
Noah Bethonico (à esquerda) no pódio da Nor-Am Cup em Gore Mountain. Crédito: Tyler Hamel no Instagram

Confira o calendário da participação brasileira em Bakuriani:

  • 01/03 a partir das 7:30 – Prova final SBX (Noah Bethonico, dependendo do resultados da prova anterior) – Transmissão pelo Star+.

Leia também:

Conheça mais sobre o Mundial de Ski Cross Country!

4 lugares inusitados para aproveitar a neve