Conheça mais sobre o Mundial de Ski Cross Country!

Mundial Ski Cross Country
Jaqueline Mourão no pódio em Planica. Divulgação/Instagram

Desde o último dia 22, está acontecendo na Eslovênia o Mundial de Ski Cross Country 2023. Assim como os campeonatos mundiais de outras, o Mundial de Ski Cross Country ocorre a cada dois anos, em anos ímpares. Além do Ski Cross Country, o Mundial compreende mais duas modalidades do Ski Nórdico: Combinado Nórdico e Ski Jumping.

Esta é a 43ª edição do Campeonato Mundial de Ski Nórdico, e a 10ª edição com participação brasileira. Em 2023 inclusive, o Brasil viajou para o Mundial com uma delegação composta por 6 atletas, a segunda maior de sua história, e já conquistou algumas medalhas nas provas classificatórias!

Confira algumas curiosidades sobre o campeonato e sobre a participação do Brasil!

História da competição

Apesar do evento começar a ser oficialmente referenciado como Campeonato Mundial de Ski Nórdico em 1937, a FIS – Federação Internacional de Ski reconhece os campeonatos mundiais disputados desde 1925.

A primeira edição do Mundial aconteceu em Janské Lázně, na Checoslováquia, em fevereiro de 1925. Desde então, o evento teve a maioria de suas sedes na Europa, com apenas 3 edições sendo fora do velho continente: 1950 (Estados Unidos), 1995 (Canadá) e 2007 (Japão).

Maiores vencedores

Historicamente, os países nórdicos são as principais potências do Ski Cross Country. A Noruega lidera o quadro de medalhas do Mundial com 252 medalhas no total, incluindo eventos masculinos e femininos.

O segundo país no quadro de medalhas geral é a Rússia, com 168 medalhas no total. São 81 medalhas como União Soviética e 87 como Rússia. Importante relembrar que, por conta de questões envolvendo casos de doping, desde 2021 os atletas russos não competem com a bandeira do país.

A Finlândia, com 146 medalhas no total, é a terceira colocada no ranking de medalhas.

No masculino, o norueguês Bjørn Dæhlie é o atleta com mais medalhas em Mundiais. São 9 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, somando 17 medalhas no total. Já o atleta com o maior número de medalhas de ouro é o também norueguês Petter Northug, com 13 ouros.

No feminino, Marit Bjørgen (NOR) é disparada a maior medalhista da competição. Entre 2003 e 2017, a norueguesa conquistou 26 medalhas no total: 18 ouros, 5 pratas e 3 bronzes.

Histórico brasileiro

A primeira participação brasileira no Mundial de Ski Cross Country foi em 2005. No evento realizado em Oberstdorf, na Alemanha, Helio Freitas e Franziska Becskehazy representaram o Brasil naquela edição.

Desde então, o Brasil participou em todas as edições (2005, 2007, 2009, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019, 2021, 2023).

Em 2021, também em Oberstdorf, na Alemanha, o Brasil teve sua maior delegação da história com 7 atletas: Bruna Moura, Jaqueline Mourão, Manex Silva, Matheus Vasconcellos, Mirlene Picin, Steve Hiestand e Victor Santos.

Mundial Ski Cross Country
Jaqueline Mourão no Mundial de Ski Cross Country 2023 em Planica. Divulgação/Instagram

Edição atual

Na edição atual em Planica, na Eslovênia, mais de 2.000 atletas de 66 países diferentes estão participando do Mundial de Ski Cross Country.

No masculino, Johannes Høsflot Klæbo (NOR) é uma das grandes estrelas desta edição, sendo um dos maiores medalhistas da história do Mundial. Contanto as duas medalhas já conquistadas em 2023 (o ouro no Sprint individual e o bronze no Skiathlon), o norueguês soma 9 medalhas (7 ouros, 1 prata e 1 bronze), sendo o quarto maior medalhista da história entre os homens.

Já no feminino, Jonna Sundling, da Suécia, venceu o Sprint e garantiu sua terceira medalha de ouro em sua terceira participação em Mundiais. Ela é a atual campeã olímpica da prova rápida e uma das principais atletas da Suécia, um dos principais países no esporte.

Em 2023, o Brasil tem sua segunda maior delegação da história com 6 atletas: Bruna Moura, Eduarda Ribera, Jaqueline Mourão, Manex Silva, Mirlene Picin e Victor Santos.

Até agora, o Brasil conquistou duas medalhas em provas de classificação: um ouro de Jaqueline Mourão (5km) e uma prata de Manex Silva (10km). Com esses resultados, ambos se classificaram para a prova final da disciplina. Bruna Moura e Mirlene Picin terminaram a prova no top 10 e também irão disputar a final feminina.

Mundial Ski Cross Country
Manex Silva no pódio da prova classificatória de 10km. Divulgação/Instagram

Confira a agenda do Brasil no Mundial 2023:

  • 26/02 às 7:30 – Team Sprint feminino com Bruna Moura e Jaqueline Mourão;
  • 28/02 às 8:30 – 10km Individual feminino com Bruna Moura, Jaqueline Mourão e Mirlene Picin;
  • 01/03 às 8:30 – 15km Individual masculino com Manex Silva.

Leia também:

Quanto custa viajar para Courchevel?

4 lugares inusitados para aproveitar a neve