Outros erros para se evitar em uma viagem na neve

O Brasil na Neve já enumerou quatro erros que o entusiasta da neve pode fazer em sua primeira viagem. Mas há mais erros possíveis de se fazer sem você ao menos perceber!

Confira a seguir cinco erros a serem evitados em sua primeira ou próxima viagem para a neve:

Escolher um resort que está acima do seu nível de habilidade

Se você quer aproveitar os esportes de neve, lembre-se de ser realista sobre suas capacidades e habilidades. Viajar para um local que não está adequado para você pode ser frustrante e arruinar sua diversão e, principalmente, a viagem!

Procurar um resort com muitas pistas para iniciantes e que proporcione aulas e cursos de aprendizado são ideais. A gente já te apresentou alguns dos principais resorts de neve para aprender ou melhorar suas habilidades, não deixe de conferir essa seleção.

Não tomar parte do seu tempo para entender as regras do resort

Há algumas regras gerais que os resorts seguem, como por exemplo na América do Norte em que são definidas as dificuldades para as pistas baseados em códigos de cores – círculos verdes para iniciantes, quadrados azuis para intermediários, diamantes pretos para experientes.

Mas cada resort de neve possui suas próprias regras que necessitam ser conhecidas pelos seus visitantes. É sempre importante buscar encontrar e entender essas regras e, em caso de dúvida, procurar algum funcionário ou instrutor do resort para tirar dúvidas a respeito.

Não usar as roupas adequadas para a neve

Para aguentar o frio das montanhas são necessárias camadas. No geral, você deve ter algo leve e quente por baixo de camadas mais pesadas que vão te manter protegido do frio e seco.

A embaixadora da The North Face, Flavia Vitorino, já nos deu várias dicas para fazer uma mala para viagem de neve e não esquecer nada essencial, além de apontar como preparar suas camadas para aguentar o frio. Não deixe de conferir aqui no Brasil na Neve!

Não estar preparado para o sol

Pode não parecer necessário devido ao frio, mas se proteger dos raios solares é necessário quando se está nas montanhas. A neve reflete os raios, aumentando a exposição que você está suscetível a sofrer durante sua viagem.

É indicado usar bons protetores solares, goggles com lentes adequadas e, até mesmo, óculos escuros para quando você estiver relaxando em algum lugar do resort que está visitando.

Deixar seu ego tomar conta

A gente pensa que após ter algumas aulas e ter nossas primeiras experiências nas pistas de neve, estamos prontos para qualquer desafio. Mas é necessário manter o ego sob controle.

Até mesmo esportistas com experiências de anos continuam a fazer aulas ocasionalmente para aprimorar suas habilidades e voltar ao ritmo necessário para não cometer erros na neve.

E, além disso, lembre-se de parar e descansar após um dia longo na neve. Muitos dos acidentes e contusões ocorrem quando as pessoas estão fatigadas, por isso é melhor deixar para lá aquele pensamento de “só mais uma descida” que se costuma ter.