O que os Ski Resorts estão fazendo pela sustentabilidade?

zermatt

Nessa semana, o Brasil na Neve trouxe mais dicas para que você pode fazer sua próxima viagem na neve mais sustentável. Todos nós precisamos fazer a nossa parte, não só individualmente mas também a indústria do ski e do snowboard. Já parou para perguntar o que os resorts de neve estão fazendo pela sustentabilidade?

A gente te traz a reposta! Confira a seguir ações e medidas que diversos ski resorts ao redor do mundo estão realizando para deixar o universo da neve, e sua prática de ski e snowboard, mais sustentável.

Green Ski Resorts

“Green ski resorts”, também conhecidos como “ski resorts eco-friendly”, são resorts de neve que adotaram diferentes formas mais sustentáveis de realizar toda sua operação – e seguem descobrindo e aplicando novas tecnologias e soluções ecológicas para suas atividades.

O Brasil na Neve já listou ano passado os principais “green ski resorts” do mundo, uma lista que você não pode deixar de conferir!

Entre as principais medidas adotadas por esses resorts, estão:

Operar com energias renováveis

Os ski resorts consomem uma grande quantidade de energia em sua opearção, principalmente nos picos das temporadas.

Entre operar lifts, fazer neve para pistas e snow parks, abastecer veículos e manter a iluminação das instalações, os resorts de ski e snowboard consomem uma grande quantidade de energia que podem produzir quantidade relevante de gases de efeito estufa, dependendo de sua fonte.

É dessa forma que muitos locais, como o Berkshire East Mountain Resort (Estados Unidos) ou o Laax (Suíça), estão instalando infraestruturas locais, como usinas solares ou eólicas, para gerar a própria energia de forma renovável e sustentável. Diversos outros resorts já utilizam fontes renováveis de energia em sua totalidade ou em grande parte, reduzindo assim um dos principais impactos ao meio ambiente.

Novas tecnologias com menor impacto ao meio ambiente

Apesar da energia renovável poder ser utilizada em muitas operações, existem ainda algumas atividades que possuem entraves ou limitações tecnológicos para que a opção mais sustentável seja utilizada.

Porém, as inovações tecnológicas para alcançar operações mais sustentáveis e que impactem menos o ambiente estão surgindo em uma velocidade cada vez maior, permitindo aos resorts de ski e snowboard alternativas mais ecológicas para tais atividades, como por exemplo:

  • Locomoção de visitantes por meio de transportes movidos à biocombustíveis;
  • Maquinário para neve com motores movidos à energia elétrica ou a gás hidrogênio;
  • Uso de papel pedra em guias e mapas para reduzir o corte de árvores e uso de água na produção desses materiais no papel convencional;
  • Reciclagem de materiais dentro do próprio resort;
  • Inovações em produção de energia convencionais, que permitem a retenção do calor (que seria desperdiçado no processo) para o aquecimento de instalações de um resort;
  • Estacionamentos com estações de reabastecimento para carros elétricos.

Programas de conscientização

Além dessas muitas ações mencionadas, diversos ski resorts também buscam conscientizar seus visitantes e funcionários sobre a importância de viver de forma mais sustentável.

Uma dessas medidas é a incentivada pelo Snowbird (Estados Unidos), que busca que entusiastas da neve utilizem seu aplicativo para realizarem viagens juntos (ao invés de individualmente) não somente para seu resort mas em toda região do estado de Utah, a fim de reduzir o uso individual de automóveis e, consequentemente, reduzir a emissão de poluentes.

Em Zermatt (Suíça), os hoteleiros se reúnem anualmente no chamado “Dia da Sustentabilidade” para discutir formas de integrar a sustentabilidade em suas operações diárias.

Confira mais sobre sustentabilidade no universo da neve: