Conheça os projetos de desenvolvimento do Ski Cross Country no Brasil

Ski Cross Country Brasil
Foto: Inovafoto/ANOC

O Ski Cross Country é uma das modalidades mais tradicionais dos esportes na neve ao redor do mundo. Além disso, essa é a modalidade que o Brasil possui mais atletas competindo nos níveis olímpicos e paralímpicos.

Conheça um pouco mais sobre os projetos de desenvolvimento do Ski Cross Country no Brasil comandados pela CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve.

Núcleos de desenvolvimento de Ski Cross Country no Brasil

No Brasil, os projetos desenvolvidos tem foco no Rollerski, esporte de neve no asfalto usado como alternativa para a prática do Ski Cross Country durante o verão e em países tropicais.

Atualmente, a CBDN apoia vários núcleos de desenvolvimento de Ski Cross Country ao redor do país.

Ski na Rua

A Associação Ski na Rua apresenta o Ski Cross Country a crianças, adolescentes e jovens de baixa renda, moradores da São Remo, comunidade na zona oeste de São Paulo.

Fundado em 2012 pelo atleta Olímpico e atual presidente do projeto Leandro Ribela, o Ski na Rua já atendeu mais de 600 crianças e adolescentes, tendo atualmente entre 40 e 50 jovens participando se suas diferentes atividades culturais e educacionais que envolvem sessões de exercícios físicos, Rollerski e também atividades complementares.

”Em 2012 começamos com 3 educandos e já chegamos a atender mais de 110 alunos no ano. Atualmente também recebemos doações para continuar o projeto.” comenta Reginaldo Gomes, um dos responsáveis pelo projeto.

Hoje, o projeto conta com 4 treinadores: Lucas Martins, Gideoni Nascimento, Cláudia Santos Rufino, Reginaldo Gomes, além de 2 voluntários na parte prática: Eric Nascimento e Talita (além dos voluntários na parte administrativa e membros do conselho para realização de atas ou nova gestão).

O espaço utilizado para as atividades é a USP (Universidade de São Paulo) e tem as suas atividades realizada durante a semana. Os atendimentos são para crianças e adolescentes de baixa renda, basta preencher a ficha de inscrição e começar os treinos.

Para mais informações, consulte @skinarua no Instagram ou contato_cbdn@cbdn.org.br

NEBAR

O NEBAR – Núcleo de Esporte de Base para o Alto Rendimento de Esportes na Neve é o núcleo de desenvolvimento localizado em São Carlos (SP), onde também se realizam as provas do Circuito Brasileiro de Rollerski.

Nele, mais de 500 crianças e jovens foram apresentados ao Rollerski através das atividades desenvolvidas pelo projeto.

Além disso, o núcleo organiza periodicamente a Ski Week, que tem como objetivo apresentar a crianças e jovens que não estão no projeto ainda o Ski Cross Country através do Rollerski, e o Rollerski Festival, que reúne os alunos do NEBAR em um dia de provas e atividades.

Núcleo de Jundiaí

O Núcleo teve início em 2015 no parque da cidade, com foco em mulheres, possibilitando as participantes novas experiências e vivências positivas nas modalidades praticadas, competindo com pessoas do mesmo nível de habilidade e com as adaptações necessárias para seu melhor desempenho físico e cognitivo.  

As atividades são comandadas pelo treinador Fabio Westemaier. Atualmente, 10 alunas participam das atividades sendo divididas em duas turmas, sendo 6 iniciantes e 4 níveis intermediários.  

O aluno ao se matricular entrega um atestado onde está apto a exercer qualquer tipo de atividade física, depois desse processo o aluno é questionado sobre algumas informações, como se possui alguma patologia, como a adquiriu e qual seu objetivo principal ao iniciar em alguma das modalidades. Em seguida, o professor fará um treino de adaptação, tanto para o aluno conhecer os equipamentos, como também para o professor conhecer o aluno. Essa adaptação dura em torno de uma a duas semanas, após esse período, o professor prescreve o treino do aluno baseado em seus objetivos principais.

Para participar, basta entrar em contato com a CBDN: contato_cbdn@cbdn.org.br

Núcleos Paralímpicos

Atualmente, a CBDN apoia também o desenvolvimento de quatro Núcleos Paralímpicos espalhados pelo estado de São Paulo:

Núcleo de Para Rollerski de Santos (SP)

  • Treinadora: Luciane Tonon
  • Aberto a todas idades

Núcleo de Para Rollerski de Jundiaí (SP)

  • Treinador: Fábio Westemaier e Alexandre de Oliveira
  • Aberto a todas idades

Núcleo de Para Rollerski de São Carlos (SP)

  • Treinador: Matheus Terroni
  • Aberto a todas idades

Núcleo de Para Rollerski de Ribeirão Preto (SP)

  • Treinadores: Paulo Quirino e Marcela Moises
  • Aberto a todas idades

Para participar, basta entrar em contato com a CBDN: contato_cbdn@cbdn.org.br

Circuito Brasileiro de Rollerski

Outra etapa fundamental para o desenvolvimento da modalidade no Brasil é o Circuito Brasileiro de Rollerski.

O Circuito é a principal competição de Rollerski do Brasil e da América do Sul, reunindo alguns dos principais atletas da região na modalidade e também com provas juvenis para desenvolver novos talentos.

Entre os dias 9 e 15 de novembro, será realizada a terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2023 no Parque EcoEsportivo Damha, em São Carlos (SP). O evento contará com provas FIS, Sul-americanas, Paralímpicas e abertas.

Leia também:

Acompanhe a terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2023!