Ski Resorts Eco-friendly: conheça os principais resorts sustentáveis ao redor do mundo!

Você sabe o que é um “green ski resort” ou um ski resort eco-friendly? Conheça os principais destinos de neve sustentáveis ao redor do globo.

Apesar da conexão com a natureza, atividades de neve, como o Ski e Snowboard, também geram impacto para o ambiente. Entretanto, a indústria da neve vem, ao longo dos últimos anos, se transformando em busca de ações mais sustentáveis.

As opções de ski resorts eco-friendly, por exemplo, são cada vez mais fartas ao redor do globo. São hotéis que adotam medidas sustentáveis em suas operações, com objetivo de prevenir mudanças climáticas e garantir que as atividades de neve sejam possíveis para as próximas gerações.

O que torna um ski resort eco-friendly?

Esses estabelecimentos adotaram diferentes formas mais sustentáveis de existir – e seguem descobrindo novas tecnologias e possibilidades ecológicas para suas operações. Entre as principais medidas, estão:

  • operar com energias renováveis
  • reciclar o máximo possível
  • promover o transporte público entre seus hóspedes
  • melhorar a eficiência na fabricação de neve
  • aquecimento dos apartamentos com energia residual dos lifts
  • e muitos mais!

Quais são os principais ski resorts sustentáveis do mundo?

Está planejando uma férias da neve e quer saber os destinos mais ecológicos para a sua viagem? Confira a lista que separamos!

Flaine (França)

O maior resort da área de Grand Massif, Flaine reúne 265km de área esquiável, com pistas que vão do iniciante ao expert. É considerando um destino ideal para viagens em família e amigos.

Uma das características mais interessantes do resort é que ele está em uma área “livre de tráfego”, ou seja, não são utilizados carros do hotel para a estação. Além disso, tudo funciona com energia renovável. Por fim, há um observatório ambiental na região, para monitorar a biodiversidade local.

Avoriaz (França)

Outro representante francês dessa lista, o resort mantém taxas de emissão de carbono incrivelmente baixas – carros são proibidos na área e todo o estabelecimento funciona com biocombustível.

Além disso, Avoriaz conta com motos de neve movidas a eletricidade, lixeiras de reciclagem espalhadas por toda a área e um parque ecológico de neve, feito com árvores caídas. Legal, né?

O resort é indicado para viagens em família, especialmente com crianças. E também conta com diferentes parks.

Jackson Hole (EUA)

Um dos poucos resorts norte-americanos na lista, Jackson Hole vem conquistando espaço entre os “green ski resorts”. Isso porque o resort abaixou consideravelmente suas emissões de carbono – e ainda luta para reduzir mais.

As principais ações sustentáveis em Jackson Hole são: uso de energia renovável, programa de reciclagem, colchões orgânicos (e parte da estrutura dos hotéis recicladas) e até campanha anti garrafas de plástico.

Com uma das montanhas mais íngremes da América, suas pistas são emocionantes e direcionadas a praticantes intermediários e experts, principalmente. Além disso, há cinco parks na estação.

Zermatt (Suíça)

Um dos precursores entre os green ski resorts, Zermatt adota medidas sustentáveis há mais de duas décadas. Por exemplo, os primeiros painéis de energia solar do resort foram instalados no início dos anos 2000.

A vila é sem carros, conta apenas com táxi elétricos, ônibus e trenós (sim, isso mesmo! Daqueles puxados à cavalo). Além disso, o resort faz um ótimo trabalho de preservação da fauna e da flora da região.

Sua montanha, a Matterhorn, é uma das mais fotografadas do mundo e há uma garantia de neve nos 365 dias do ano. Já pode agendar a viagem?

Saas Fee (Suíça)

Outro exemplo suíço onde a sustentabilidade já é pauta antiga. A vila é livre de tráfego de carros desde 1951 e, nos últimos anos, tenta se aproximar cada vez mais do título de “livre de carbono” também. Isso porque todo o consumo de energia é oriundo de hidrelétrica.

As pistas são ideias para iniciantes e intermediários. Além do Ski e do Snowboard, há uma área para diferentes atividades de neve, como tobogãs, trilhas e parapente.

Serre Chevalier (França)

Energia solar, turbinas eólicas e energia hidrelétrica são algumas das opções sustentáveis do resort que tem um plano de operar 100% com recursos renováveis até o ano de 2021. Além disso, existe a ideia de acabar com os tickets físicos, o que economizará muito plástico.

Localizado nos alpes franceses, é um dos resorts mais completos da Europa, com uma gama de atividades para famílias. Há também uma diversidade em atividades de aventura, como kart no gelo, snow cat e muito mais.

Laax (Suíça)

Laax Ski Resort Info | Laax Flims Falera Switzerland Review
Crédito: powderhounds.com

A região criou a Fundação Greenstyle, a fim de ser o primeiro ski resort autossuficiente. Ou seja, as ações são inúmeras. Toda energia é renovável, proveniente de energia solar. Inclusive, todo calor residual dos lifts é reaproveitado nas instalações do resort.

Reciclagem também é uma constante. Para além das lixeiras, o resort promove a reciclagem criativa – por exemplo, materiais de divulgação de eventos são reaproveitados em mochilas.

Laax é um paraíso para os apaixonados pelo freestyle, com diferentes parks e recursos de treinamento (rampas, cama elástica, airbag e etc) e o maior halfpipe do mundo.

Kaprun (Áustria)

Energia renovável para todos os teleféricos e edifícios ao redor. Fabricação de neve no inverno, com energia produzida no verão. Reflorestamento das áreas entre as pistas. Essas são algumas medidas sustentáveis adotadas pelo resort austríaco.

As pistas de Kaprun são abastadas de neve, garantindo a prática dos esportes de outubro a julho. A região também oferece uma grande variedade de outras atividades de inverno, que não só Ski e Snowboard.

Whistler Blackcomb (Canadá)

O resort mais verde do Canadá, Whistler tem feito um ótimo trabalho para reduzir seu impacto ambiental nos últimos anos. Para além do projeto de hidrelétrica para energia renovável, o resort criou um sistema de monitoramento dessa energia – só se produz a mesma quantidade que é consumida.

Além disso, há um trabalho intenso de reciclagem, até mesmo com equipamentos de esportes de neve (por exemplo, bastões de ski quebrados). Por fim, existe um trabalho de preservação do bioma local.

A temporada de neve é longa na região (novembro a maio) e o resort, um dos maiores do mundo, reúne uma série de atividades para os diferentes públicos.

Aspen Snowmass (EUA)

Queridinho entre os brasileiros, o resort não apenas apresenta acomodações incríveis e uma das melhores áreas de ski do mundo, como também acumula prêmios em sustentabilidade.

Desde 1997, Aspen iniciou o seu plano para erradicar emissões de carbono e hoje é uma das poucas cidades nos Estados Unidos sustentada totalmente por energia renovável.