Novo recorde brasileiro marca 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski

O Parque Ecoesportivo Damha, em São Carlos, recebeu, entre os dias 12 a 15 de março, a 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski – Campeonato Brasileiro Interclubes de 2020.

Em torno de 60 atletas participaram da sétima edição da competição. Além da esperada competitivade entre os participantes, houve a conquista de um novo recorde nacional, pelo atleta Lucas Lima.

Ele superou o seu próprio recorde, estabelecido ano passado, ao finalizar a prova de Distance Clássico com o tempo de 24min07s e marcar 110.72 pontos FIS. O atleta também conquistou o primeiro lugar na prova de Distance Livre. 

“Foi uma etapa muito difícil porque cheguei da Europa muito cansado por conta do final de temporada, mas mantive minha cabeça no lugar pois sabia que eu era um dos favoritos a ganhar uma das provas, só não imaginava que iria ganhar as duas de Distance”, analisa Lucas.

Questionado sobre as expectativas para as próximas etapas, ele afirma que espera “manter essa constância este ano porque meu objetivo é ser campeão overall do circuito brasileiro”.

Já na prova de Sprint Livre, o vencedor foi Victor Santos, atleta olímpico e campeão geral do Circuito 2019. No feminino, Bruna Moura segue invicta em suas participações no Circuito e conquistou o primeiro lugar em todas as provas na categoria adulta.

O destaque na categoria também vai para a jovem Eduarda Ribera. Com apenas 16 anos, a atleta fez parte da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude em Lausanne neste ano e, nesta etapa, conquistou a segunda colocação em todas as provas disputadas.

Circuito de Para Rollerski

A 1ª etapa do Circuito também presenciou disputas do Para Rollerski. Com a presença de 16 atletas, a competição contou, mais uma vez, com as disciplinas sitting e standing.

Cristian Ribera, que havia retornado da Copa do Mundo de Para Ski Cross Country com duas medalhas de prata, garantiu o favoritismo. Ele conquistou o primeiro lugar em todas as provas da sua categoria (sitting).

Em ambas as provas, o pódio foi completado por Guilherme Rocha e Robelson Moreira. No standing masculino, Wellington da Silva finalizou em primeiro lugar na prova de Distance e na prova curta.

A competição feminina contou com a estreia de duas atletas, Elena Regina (sitting) e Cassia dos Santos (standing/deficiência visual).

Clínica de Rollerski

No sábado, 14, como parte da programação do Circuito, foi oferecida uma clínica de rollerski aberta ao público geral. A atividade era gratuita e os participantes, além de terem a oportunidade de se aventurar no esporte, contaram com os melhores treinadores do Brasil.

De acordo com Leandro Ribela, Head Coach do Ski Cross Country na CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, a experiência foi positiva. Isso porque a clínica também era uma forma de prospectar novos atletas para o Núcleo de Desenvolvimento que a Confederação abrirá em breve na cidade de São Carlis.

“Foi uma boa oportunidade para apresentar a modalidade e captar novos interessados para o núcleo de São Carlos”, relatou. Ao menos três participantes da clínica foram selecionados para fazer parte das atividades regulares da modalidade a partir do mês de abril.

CBDN.org.br