Modalidades de esqui: você conhece todas?

Créditos: Sebastian Staines/Unsplash

Conheça os tipos de de práticas de esqui

Você sabia que existem diversas modalidades da prática de esqui? Embora o tipo mais popular seja o esqui alpino, existem outros, desde o cross-country ao estilo livre. Conheça e veja o que mais te agrada! 

Variedadades/famílias de Esqui

Alpine or Downhill skiing (Esqui Alpino)

De todos tipos de esqui, este é o mais popular. É aquele em que você usa um teleférico ou outro meio de chegar ao topo da montanha e depois desce. O equipamento é todo especializado para você descer ladeira abaixo, com a bota fixada no esqui.

Nordic Skiing (Esqui nórdico)

Inclui corrida em campos ou matas e saltos com esqui. Em geral, acontece em áreas inclinadas, com subidas e descidas de morros, mas também possui áreas planas no roteiro. A competição envolve a descida em uma rampa íngreme, com uma curva no final. A ideia é que o esquiador salte e “voe” a maior distância possível e tenta aterrissar em pé. 

Cross-country skiing (Esqui de fundo) 

Em vez de usar teleféricos, os esquiadores dessa modalidade sobem as montanhas sozinhos. Isso porque elas não são tão íngremes quanto as do esqui alpino. Essa modalidade é mais exigente aerobicamente, mas também é mais barata, pois você não precisa pagar tickets dos teleféricos.

A bota também é mais macia em vez das duras usadas em descidas, e o calcanhar não fica preso ao esqui. Além disso, os esquis são leves e projetados para viagens de autopropulsão em uma variedade de terrenos, e não apenas em morros.

Freestyle skiing (Esqui estilo livre)

Este tipo de esqui geralmente se refere a curvas e manobras no ar. É um esporte competitivo, com várias categorias, incluindo saltos, acrobacias, moguls e moguls duplos. 

Off-piste skiing (Esqui fora da pista)

Esquiar fora pista preparada, com a neve intocada. Esta modalidade requer habilidades bastante avançadas e é potencialmente perigosa. No entanto, é uma experiência inacreditável e é recomendado ter aulas antes.

Telemark Skiing

Esse tipo é semelhante ao esqui alpino, porque os esquiadores também devem descer a montanha até o final. Mas nesse caso, os esquis não ficam presos ao calcanhar. Dessa forma, há muito mais flexibilidade para o esquiador.

Adaptive Skiing (Esqui adaptativo)

É a modalidade de pessoas com deficiência física, que usa diferentes equipamentos adaptativos. A maioria dos resorts de esqui dispõe de instalações para esquiadores adaptáveis, mas é sempre bom verificar com antecedência.

Speed Skiing (Esqui de velocidade)

Para quem tem mais experiência, esse é o esqui com o objetivo de atingir a maior velocidade possível. Em geral, a meta é tentar riscar a neve a mais de 200 km/h e possui um nível de risco muito alto.