Eduarda e Jaqueline estreiam em Beijing 2022, Manex bate o recorde brasileiro nos Jogos Olímpicos na prova de Sprint

Crédito foto em destaque: William Lucas / @anoc_olympic

Eduarda Ribera e Jaqueline Mourão fazem sua estreia em Beijing 2022, e Manex Silva quebra o recorde brasileiro e é o melhor Sulamericano na prova de Sprint

Nesta terça-feira, dia 08 de fevereiro, aconteceu a estreia das atletas Olímpicas do Ski Cross Country Brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, no feminino, além da segunda participação de Manex Silva nos Jogos.

Eduarda Ribera, 17 anos, e Jaqueline Mourão, 46 anos, disputaram a prova de Sprint, que teve seu início às 5 horas da manhã no Brasil, 16 horas em Beijing (China). Com isso, Eduarda se tornou a representante brasileira mais jovem a disputar uma prova de Ski Cross Country nos Jogos Olímpicos.

Manex Silva, 19 anos, também participou da prova de Sprint, no masculino, e se tornou o representante brasileiro mais jovem a disputar a prova de Sprint nos Jogos além de conquistar um resultado histórico para o país.

Equipe brasileira disputa prova de Sprint e Manex Silva conquista melhor resultado do país no Ski Cross Country em Jogos Olímpicos

A prova de Sprint contou com 91 mulheres e 90 homens de diversos países que competiram nas qualificatórias buscando avançar para as etapas finais da competição.

No feminino, Eduarda Ribera, em sua estreia em Jogos Olímpicos, fez uma boa prova com o tempo de 4min14s53, finalizando na 88ª colocação e conquistando 415.81 pontos FIS (quanto menos pontos, melhor é o resultado conquistado pelo atleta).

“Estou muito feliz por ter participado dessa primeira prova, agora eu sou finalmente Olímpica! Eu realmente estou muito feliz de estar representando todos vocês, grata por todos que me ajudaram sempre, que estiveram comigo e torceram pelo meu sucesso. Eu agradeço cada um de vocês por tudo e por sempre me ajudarem. Hoje eu me senti muito bem na prova, muito animada pela próxima, e muito feliz pelo resultado de hoje”, disse Eduarda.

Com sua participação na prova de Sprint, Jaqueline Mourão se torna a brasileira mais Olímpica da história com oito participações Olímpicas, sendo 5 de inverno e 3 de verão em 3 esportes diferentes. Com o tempo de 4min05s60, Jaqueline finalizou a prova na 84ª colocação e conquistou 359.12 pontos FIS.

“Dia importante, quebrar o gelo, estreia. Finalmente conseguimos esse marco de 8 Olimpíadas e agora temos ainda duas provas pela frente. Então estou feliz com o Sprint, claro que não é minha especialidade, mas dei tudo que eu tinha, agora preparar para a prova dos 10km Clássico”, declarou Jaqueline.

No masculino, Manex Silva fez uma grande atuação e conquistou um resultado marcante para sua carreira esportiva e para o Brasil.

Com o tempo de 3min08s64, o jovem brasileiro finalizou no 71º lugar e conquistou 171.68 pontos FIS. É a melhor pontuação brasileira na história do Ski Cross Country em Jogos Olímpicos de Inverno, superando o recorde de Jaqueline Mourão de 172.88 pontos FIS, na prova de 10km disputada nos Jogos de Vancouver, em 2010. Além disso, Manex foi o melhor Sulamericano da competição.

“Hoje a prova foi boa, a gente teve o Sprint de skate. A pista era dura mas era fácil de esquiar, eu usei bem a força, não saí rápido demais e cheguei bem feliz com o resultado. Fiz a melhor prova que eu podia fazer”, comentou Manex.

“Os resultados hoje foram incríveis para uma pista realmente dura para os atletas. Jaque se tornou a atleta mais Olímpica do Brasil, Manex bateu, com apenas 19 anos bateu o recorde brasileiro de Sprint nos Jogos, e a Duda, com apenas 17 anos, fez sua estreia Olímpica com um ótimo desempenho. Estamos muito contentes com os resultados da equipe Brasileira”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

Os atletas brasileiros continuam em Beijing para disputar as próximas provas de Ski Cross Country. Eduarda e Jaqueline disputarão, no dia 10 de fevereiro, a prova de Distance Clássico às 4 horas da manhã (horário de Brasília). Manex disputará a mesma prova, porém no dia 11 de fevereiro às 4 horas da manhã.

Confira a agenda Olímpica dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

Como é a prova de Sprint?

Uma das disciplinas existentes no Ski Cross Country, o Sprint é uma prova de curta distância, na qual os atletas percorrem um circuito de até 800m a 2 km, competindo contra o tempo na etapa classificatória. Os 30 melhores tempos avançam para as baterias seguintes.

Nas finais, os atletas classificados competem em baterias eliminatórias de 6 atletas, nas quais os 2 primeiros de cada bateria e os 2 melhores tempos avançam de fase até a determinação do vencedor.

O Sprint começou a ser disputado nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, em Salt Lake City (Estados Unidos).

Até os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Beijing, apenas Leandro Ribela e Jaqueline Mourão haviam disputado a prova pelo Brasil. Com a edição de Beijing, Eduarda Ribera e Manex Silva se juntam ao grupo de atletas brasileiros que disputaram a prova nos Jogos.

Os atuais campeões Olímpicos são o norueguês Johannes Hoesflot Klaebo, no masculino, e a sueca Stina Nilsson, no feminino. O norueguês tentará defender seu título em Beijing, enquanto a sueca não foi convocada para os Jogos.