Dicas de Snowboard por Dinho Barros

Dicas de Snowboard por Dinho Barros
Após trazer algumas dicas para seu começo no Ski Alpino, o Brasil na Neve convidou Carlos Eduardo Barros, o Dinho, Vice Presidente da CBDN e um dos primeiros atletas de Snowboard do Brasil, para te dar algumas dicas essenciais para seu começo no esporte!
“Nos anos 80, meus hobbies eram os esportes radicais: surfe, skate, motocross e o paraquedismo. Nessa mesma época eu estava estudando por alguns anos em Bournemouth, litoral sul da Inglaterra, onde eu também era DJ. Durante um período de ferias, eu e alguns amigos, um deles suíço, combinamos uma viagem para surfar no Havaí, porém, Roman, o suíço e Edu, amigo brasileiro, me convenceram a surfar na neve na Suíça e não no mar do Havaí. Foi quando embarcamos em 1989 para Davos Platz, onde a família do Roman tem um chalé na montanha. Foi meu inicio no snowboard e praticamente o inicio do snowboard de forma geral para o mundo.” comenta Dinho sobre seu início no esporte.
Dicas de Snowboard por Dinho Barros

Em 1995, foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Snowboard, no Valle Nevado, no Chile. Dinho, já de volta ao Brasil, resolveu participar.
“Neste evento tinham mais de 100 competidores. Eu e alguns outros snowboarders que nos destacamos no Top 10 do evento fomos convidados pelo nosso mentor, Sr. Domingos Giobbi, na ocasião Presidente da ABS (Associação Brasileira de Ski) para formar o primeiro time brasileiro de snowboard, para representar nosso país em competições internacionais” 
“Em 1996, conquistei um quinto lugar em minha primeira prova FIS internacional de snowboard no GS e dai para frente, como atleta representei o Brasil em mais 98 competições internacionais na minha carreira até 2017, sendo 8 participações em 3 mundiais (San Candido – 1997) e (Madonna Di Campiglio – 2001), ambos na Itália e (Kreischberg – 2003), na Áustria. Ao longo destes anos, também representei o Brasil em 13 competições de Copas do Mundo de Snowboard em 5 países: Alemanha, Áustria, França, Itália e Suíça. Além disso, fui Bi Campeão Brasileiro de Snowboard Cross na categoria FIS em 2010 e 2012.” conta Dinho.
Dicas de Snowboard por Dinho Barros
“Minha dica após esses anos de experiência na neve, em primeiro lugar, esteja mentalmente e fisicamente saudável antes de uma viagem para os Alpes, pois além de passar o dia praticando esporte, movimentando músculos que nunca imaginamos, a magia dessa aventura é se conectar com a montanha de forma a se sentir parte dela a cada curva ou a cada salto, seja na pista ou fora dela no (POWDER) neve fresca, com sol o sem ele, simplesmente curtindo o que a natureza nos oferece naquele momento único, mas com máximo respeito pela montanha.” recomenda.
Textos relacionados:

Equipamentos

Os equipamentos de snowboard podem ser divididos em três peças fundamentais: prancha, fixação (Bindings) e botas.

“A prancha normalmente o tamanho médio deve ter a altura do nariz do praticante, e na escolha da prancha, super importante escolher a largura, conforme o número da bota, quanto maior essa numeração, mais larga deve ser a prancha, principalmente para quem pratica o (Carving) curva com pressão e velocidade e quanto menor a prancha, mais fácil de manobrar.” explica Dinho.

Acessórios

Dinho recomenda roupas específicas para neve, calça e jaqueta que não sejam muito justas, para melhorar a mobilidade. Além disso, luvas de snowboard, capacete e óculos da neve (google) são recomendados.

Apps

“Recomendo o app SKI TRACK LITES, podendo gravar velocidade máxima, distância, inclinação, altitude, duração, enfim, qualquer que seja o percurso dentro ou fora da pista.”

Curiosidades

“A temperatura mais baixa que enfrentei foi de -38º em Beijing 2022. Uma vez esquiei em uma pista de gelo picado na Sapucaí no carnaval do Rio de Janeiro, pela Viradouro, em 2008.” conta Dinho Barros.

O vice presidente da CBDN também relembra que o snowboard brasileiro é responsável pelo melhor resultado da história da América do Sul em Jogos Olímpicos de Inverno, com o 9° lugar de Isabel Clark em Torino, 2006.