Dicas de Ski por Mirella Arnhold

Dicas de Ski por Mirella Arnhold

Se você vai esquiar pela primeira vez, nada melhor que contar com dicas de uma especialista no assunto. Confira algumas dicas da atleta olímpica Mirella Arnhold, do Ski Alpino, para seu começo no esporte!

A primeira experiência de Mirella na neve foi aos 4 anos. Desde então, ela se apaixonou pelo esporte e fez dele sua vida. Ela participou dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 em Salt Lake, nos Estados Unidos e de 2006 em Turim, na Itália. Instrutora de ski certificada pela Tiroler Skilehrerverband (Áustria), ela ainda conta com participações em 2 Campeonatos Mundiais de Ski Alpino FIS – St. Moritz 2003 (Suíça) e Bormio 2005 (Itália), além da estreia em sua edição Junior em Verbier 2001 (Suíça). Além disso, foi 9 vezes Campeã Brasileira de Ski na neve e líder do Ranking Brasileiro em todas as disciplinas durante 7 anos.

Dicas de Ski por Mirella Arnhold
Mirella quando criança na neve. Foto/Arquivo pessoal

Confira como foram as Clínicas de Ski e Snowboard no Brasileiro Open 2022

“Não importa se você nunca viu neve na vida ou se já é um aficionado pelo esporte, o grande segredo do esqui é não ter medo, mas ter muita paciência, muito respeito pelas montanhas nevadas e pela natureza. Não se desespere no meio de tantos agasalhos, acessórios e equipamentos, porque, uma vez conhecendo-os, você acostuma-se rapidinho e logo este primeiro desconforto transforma-se em uma tranquila sensação de liberdade, paz e adrenalina. Para uma primeira aventura na neve, é importante ter roupas impermeáveis e específicas para o inverno, não contando apenas com o casaco e a calça de esqui, mas também com luvas, gorro, goggles (óculos especiais que protegem os olhos do forte reflexo da neve), meias e underwear (“roupas de baixo”, como ceroula e blusa) térmicos, além de indispensável o uso de capacete.” comenta Mirella.

Equipamentos

Os equipamentos são parte fundamental da prática do esporte. Além das roupas já mencionadas, os apetrechos específicos para Ski são indispensáveis. Porém, não é necessário comprá-los, ainda mais se você não for um esquiador frequente, como explica Mirella:

“Quanto aos equipamentos, como esquis, botas, bastões e até mesmo o capacete, a compra só é aconselhada para aqueles que praticam o esporte regularmente, ou seja, pelo menos uma vez por ano. Para aqueles que estão começando, o ideal é o aluguel destes equipamentos, que pode ser facilmente realizado nas bases da montanha de qualquer uma das estações de esqui. As botas devem ser confortáveis e nunca apertadas demais, os esquis um pouco mais baixos da altura do praticante e os bastões na altura dos cotovelos com os braços posicionados a 90º graus para facilitar o aprendizado.” comenta a atleta.

Preparos gerais

A hidratação é um aspecto fundamental da prática de qualquer esporte. No Ski, juntamente com ela, alguns cuidados específicos por conta das baixas temperaturas nas montanhas também são essenciais!

“Beba sempre bastante água (hidrate-se), alimente-se bem principalmente no café da manhã, não saia para esquiar sem protetor solar de alta proteção (UVA – 25PPD/ UVB – FPS 50+), passe regularmente protetor labial durante o dia e agasalhe-se bem, principalmente nas extremidades como mãos e pés. Use apenas uma meia térmica e específica para o esqui (e não várias camadas de meias, pois isso só dificulta a circulação do sangue e a mobilidade dos pés), além de ser recomendável também apenas uma camada de luvas.” explica Mirella.

“Praticar exercícios físicos é importante sempre, mas caso não seja um hábito, tente exercitar-se pelo menos durante um mês antes da viagem à neve para evitar dores musculares e eventuais lesões.” recomenda a instrutora.

Atenção aos detalhes das pistas!

Por mais que a vontade de se aventurar seja grande, é importante se atentar ao seu nível de habilidade em relação às diferentes pistas.

“Fique atento às marcações do nível de dificuldade das pistas. As colorações verde e azul são indicadas para iniciantes, enquanto a vermelha e a preta são recomendadas para os mais experientes. De qualquer modo, não deixe de se inscrever em aulas de esqui, sejam elas coletivas ou particulares, pois sempre há o que se aprender e devemos respeitar o local que não conhecemos. Tenha sempre um mapa do ski resort no bolso do casaco, mesmo acompanhado de um instrutor de ski, siga as placas e permaneça sempre nas limitações demarcadas nas pistas. Observe sempre também nos quadros gerais disponíveis em vários pontos dos ski resorts (ou até mesmo no app oficial da estação) o eventual fechamento de pistas durante o dia, temperatura, velocidade do vento e sensação térmica, assim como riscos de avalanche.”

Essas foram algumas das dicas de Ski por Mirella Arnhold. Confira mais dicas gerais sobre sua viagem na neve!