Em 1995, foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Snowboard, no Valle Nevado, no Chile. Dinho, já de volta ao Brasil, resolveu participar.
Equipamentos
Os equipamentos de snowboard podem ser divididos em três peças fundamentais: prancha, fixação (Bindings) e botas.
“A prancha normalmente o tamanho médio deve ter a altura do nariz do praticante, e na escolha da prancha, super importante escolher a largura, conforme o número da bota, quanto maior essa numeração, mais larga deve ser a prancha, principalmente para quem pratica o (Carving) curva com pressão e velocidade e quanto menor a prancha, mais fácil de manobrar.” explica Dinho.
Acessórios
Dinho recomenda roupas específicas para neve, calça e jaqueta que não sejam muito justas, para melhorar a mobilidade. Além disso, luvas de snowboard, capacete e óculos da neve (google) são recomendados.
Apps
“Recomendo o app SKI TRACK LITES, podendo gravar velocidade máxima, distância, inclinação, altitude, duração, enfim, qualquer que seja o percurso dentro ou fora da pista.”
Curiosidades
“A temperatura mais baixa que enfrentei foi de -38º em Beijing 2022. Uma vez esquiei em uma pista de gelo picado na Sapucaí no carnaval do Rio de Janeiro, pela Viradouro, em 2008.” conta Dinho Barros.
O vice presidente da CBDN também relembra que o snowboard brasileiro é responsável pelo melhor resultado da história da América do Sul em Jogos Olímpicos de Inverno, com o 9° lugar de Isabel Clark em Torino, 2006.