Como escolher o capacete correto para você

capacete

O Brasil na Neve já te trouxe dicas sobre como escolher a melhor roupa de Snowboard para você curtir nas pistas. Mas tão importante quanto a sua roupa, é o capacete que você usará.

Independentemente do esporte que você praticará na neve, o capacete é um item essencial para sua integridade e segurança. Em nossas dicas para prevenir acidentes, destacamos a importância do capacete (e de outros equipamentos de proteção) no auxílio para reduzir os impactos em acidentes.

Mas como escolher esse item tão importante para aproveitar as montanhas durante uma viagem na neve? Confira a seguir algumas dicas que poderão te ajudar a realizar essa escolha:

Tamanho e encaixe

A maioria dos capacetes possuem medidas em centímetros, dessa forma, utilize uma fita de medição para descobrir o tamanho necessário. Para isso, enrole ela em sua cabeça acima de suas sobrancelhas e orelhas para medir.

Também cheque o encaixe do seu capacete. Você deve se sentir confortável com ele, e um capacete que está com o encaixe correto não deve ter nenhuma brecha entre ele e sua cabeça. Além disso, a parte de trás do capacete não deve tocar o seu pescoço.

Assim que você colocar o capacete e amarrá-lo, balance sua cabeça levemente para verificar duas coisas:

  • Se o capacete se mover ou você sentir ele balançando separadamente de sua cabeça, pode ser que o seu tamanho esteja maior do que você precisa;
  • Se você sentir pressão na sua cabeça, ou se o capacete não encaixou totalmente, ele provavelmente é menor do que você precisa.

Dessa forma, peça um tamanho maior ou menor para encontrar o mais adequado. A maioria dos capacetes modernos possuem um sistema de ajuste que pode deixar o encaixe adequado quando o capacete é um pouco maior que a cabeça.

Atente-se no design do capacete para o impacto

A maioria dos capacetes é desenvolvida com design para um único impacto. Se você sofreu algum impacto e percebeu que a espuma dura em seu interior desmanchou ou quebrou, é hora de encontrar um novo capacete.

Nem todos os impactos são visíveis de fora do capacete, portanto é essencial que você cheque o interior do seu capacete para saber se precisa substituir o que usa.

Dica dos atletas de neve: para você que já anda em velocidades mais altas, em caso de qualquer queda que o capacete bata no chão, troque de capacete, muitas vezes os danos do capacete não são perceptíveis a olho nu, e podem deixar você vulnerável no caso de um novo acidente.

Ventilação do capacete

Quase todos os capacetes oferecem algum sistema de ventilação em seu design, para permitir que o calor e umidade escapem.

Caso queira ter mais controle em relação a isso, alguns fornecedores oferecem sistemas de ventilação ajustáveis para te dar a habilidade de abrir ou fechar aberturas de ventilação para se adequar às condições climáticas que você venha vivenciar.