Dicas para prevenir acidentes praticando esportes de neve

prevenir acidentes

Por mais divertido que seja viajar para a neve, toda diversão demanda um nível adequado de responsabilidade e cuidado para que possa ser feita em segurança. Ainda que incomuns, os acidentes podem ser graves se não forem tomados os devidos cuidados. Saiba como prevenir acidentes e que medidas você pode tomar para evitá-los ao praticar esportes de neve!

O que causa acidentes e contusões no Ski e no Snowboard?

A fadiga após um longo dia nas pistas e/ou a tomada de decisão equivocada erradas são duas das causas mais comuns para acidentes e contusões/lesões nos esportes da neve.

As condições e questões mais comuns que levam pessoas a sofrerem acidentes são:

  • Prática extensiva do esporte sem o descanso adequado;
  • Equipamento com defeito ou impróprio para uso;
  • Adaptação fisiológica inadequada para a altitude;
  • Fadiga ou desidratação;
  • Ignorar avisos de perigo ou o código de conduta do resort que está visitando;
  • Preparo físico inadequado para a quantidade de prática do esporte.

Caso queira algumas dicas de como evitar lesões, não deixe de conferir a lista de exercícios para se prevenir que o Brasil na Neve preparou para você.

Medidas para prevenir acidentes

A seguir, listamos algumas medidas que você tomar para prevenir acidentes durante sua viagem na neve:

Conheça e obedeça ao código de “trânsito” dos esportes de neve

A FIS – Federação Internacional de Ski estabeleceu 10 regras de conduta de Ski e Snowboard que podem ser aplicadas como regras de trânsito para motoristas de carro. Dentre essas regras estão: controle de velocidade, como devem ser feitas as ultrapassagem, entre outras ações importantes a serem tomadas na pista.

São todas regras de senso comum, mas é valioso conhecê-las antes de praticar os esportes. Você pode conhecer essas regras no documento oficial da FIS.

Saiba como evitar colisões

É essencial estar constantemente atento para seus arredores. A segunda maior causa de colisões é esquecer de olhar seu entorno, principalmente para cima da pista ou da montanha, antes de começar a esquiar ou andar de snowboard.

Lembre-se, também, que a curva natural de snowboarders e esquiadores é diferente e podem acabar se surpreendendo durante uma curva por não antecipar a trajetória do outro adequadamente.

Use capacete e equipamentos de proteção adequados

Capacetes são itens praticamente obrigatórios se você vai esquiar. A evolução no desenvolvimento de design de capacetes fez com que a tecnologia para reduzir impactos de acidentes melhorasse, fazendo do uso do capacete uma questão elementar para sua viagem na neve.

Além disso, o uso do capacete com outros equipamentos, como protetor de coluna e até cotoveleiras e joelheiras, estão associados com uma queda na taxa de contusões nos praticantes de esportes de neve.

 prevenir acidentes neve
Foto: Michael Lammli/Unsplash

Leia também:

Quanto custa viajar para Heavenly Lake Tahoe?

Conheça o Rollerski, o esporte de neve no asfalto!