Dicas para prevenir acidentes em uma viagem para a neve

prevenir acidentes

Por mais divertido que seja viajar para a neve, toda diversão demanda um nível adequado de responsabilidade e cuidado para que possa ser feita em segurança. Ainda que incomuns, os acidentes durante uma viagem de neve podem ser graves se não forem tomados os devidos cuidados.

A seguir, entenda o que pode causar acidentes e que medidas você pode tomar para evitá-los.

O que causa acidentes e contusões no Ski e no Snowboard?

A fadiga após um longo dia nas pistas e/ou a tomada de decisão equivocada erradas são duas das causas mais comuns para acidentes e contusões/lesões nos esportes da neve.

As condições e questões mais comuns que levam pessoas a sofrerem acidentes são:

  • Prática extensiva do esporte sem o descanso adequado;
  • Equipamento com defeito ou impróprio para uso;
  • Adaptação fisiológica inadequada para a altitude;
  • Fadiga ou desidratação;
  • Ignorar avisos de perigo ou o código de conduta do resort que está visitando;
  • Preparo físico inadequado para a quantidade de prática do esporte.

Caso queira algumas dicas de como evitar lesões, não deixe de conferir a lista de exercícios para se prevenir que o Brasil na Neve preparou para você.

Medidas para prevenir acidentes

A seguir, listamos algumas medidas que você tomar para prevenir acidentes durante sua viagem na neve:

Conheça e obedeça ao código de “trânsito” dos esportes de neve

A FIS – Federação Internacional de Ski estabeleceu 10 regras de conduta de Ski e Snowboard que podem ser aplicadas como regras de trânsito para motoristas de carro, como controle de velocidade, ultrapassagem, entre outras ações importantes a serem tomadas na pista.

São todas regras de senso comum, mas é valioso conhecê-las antes de praticar os esportes. Você pode conhecer essas regras no documento oficial da FIS.

Saiba como evitar colisões

É essencial estar constantemente atento para seus arredores. A segunda maior causa de colisões é esquecer de olhar seu entorno, principalmente para cima da pista ou da montanha, antes de começar a esquiar ou andar de snowboard.

Lembre-se, também, que a curva natural de snowboarders e esquiadores é diferente e podem acabar se surpreendendo durante uma curva por não antecipar a trajetória do outro adequadamente.

Use capacete e equipamentos de proteção adequados

Nos últimos 20 anos, usar capacetes tem se tornado uma prática cada vez mais frequente entre os turistas.

Junto com o crescente uso de capacetes, houve uma evolução no desenvolvimento de design de capacetes, com inovações que os permitem se ajustar melhor para diferentes necessidades e com melhor tecnologia para reduzir impactos de acidentes.

Além disso, o uso do capacete com outros equipamentos, como protetor de coluna e até cotoveleiras e joelheiras, estão associados com uma queda na taxa de contusões nos praticantes de esportes de neve.