Como evitar lesões nos esportes de neve?

exercicio

Uma viagem para a neve requer alguns preparativos, mas um dos mais importantes é a preparação física. Confira dicas de como evitar lesões nos esportes de neve!

Ao viajar para a neve, é necessário levar muitas coisas em consideração: o destino, as atividades disponíveis, powder e por aí vai. Mas, além disso tudo, é preciso lembrar que, para aproveitar toda a emoção das montanhas, estar em boas condições físicas é primordial.

Isso porque, com o corpo bem preparado para a prática esportivo, você não apenas consegue render mais nas suas descidas e aguentar mais tempo na pista, como também se previne de possíveis lesões durante a viagem.

Por que as pessoas se lesionam na prática esportiva?

Algumas contusões podem ser imprevisíveis e também inevitáveis, entretanto, boa parte delas podem ser evitadas por meio de preparação física e treinos específicos para o esporte.

No caso do Ski e outros esportes de neve, as lesões mais frequentes são as no joelho, totalizando mais de 30% das contusões entre os esquiadores. Entre elas, a mais comum é o rompimento do Ligamento Cruzado Anterior, conhecida como lesão do LCA.

O rompimento do LCA demanda cirurgia e meses de reabilitação, sendo uma lesão de tratamento complicado e que exige meses para a recuperação total.

Como se prevenir de lesões no esporte de neve?

A boa notícia é que existe uma forma simples de evitar lesões, independente do seu nível, se é a sua primeira ou décima vez na montanha: preparação física. Ou seja, realizar exercícios e treinamentos anteriores à sua viagem e prática esportiva, direcionados ao fortalecimento do seu corpo.

O ideal é sempre realizar esses exercícios acompanhado de um profissional do esporte e educação física, entretanto, o site Independent criou um guia de exercícios, aquecimentos e dicas que podem lhe ajudar na sua próxima experiência na neve! Confira:

Equilíbrio

Para praticar qualquer esporte na neve, ter equilíbrio é essencial, principalmente equilíbrio dinâmico, essencial para se manter em pé enquanto se movimenta pelos esquis ou prancha.

O exercício indicado para praticar é ficar de pé em uma perna só. Nessa posição, pule em sentido horário. Após terminar com uma perna, troque e faça o mesmo com a outra.

Pulos laterais

Esse exercício ajuda o corpo a absorver choques, bem útil quando você precisa aterrisar deslocando o peso do corpo lateralmente. Em posição de agachamento, distribua seu peso igualmente em seus pés, mantendo a coluna reta. Após assumir a posição, pule lateralmente, de um lado para o outro.

Afundo com rotação

Essa atividade tem enfoca nos quadrícepes e auxilia o corpo a se fixar em uma área e, ao mesmo tempo, se mover para outra. Comece dando um passo reto para frente com uma perna e deixando seu joelho curvar. Após isso, torça seu tronco para os lados e volte para a posição inicial. Por fim, repita os mesmos movimentos usando a outra perna.

Alongamento de panturrilha

A flexibilidade nas panturrilhas é importante para a prática do ski, porque permite que você curve seu corpo para frente – falta de flexibilidade pode dificultar o movimento e levar peso excessivo aos calcanhares.

Exercícios aeróbicos

Você deve focar em melhorar seu condicionamento cardiovascular antes de descer as montanhas. Para isso, você pode praticar cross training, começar aulas de spinning ou até mesmo apenas correr. Treinamento intervalado também pode lhe preparar para as montanhas, por envolver explosões de atividades físicas por um longo período de tempo.

Pratica esportes de neve e tem interesse em treinos de preparação? Clique aqui!

Atividades que podem ajudar durante a viagem

Usar roupas adequadas ao frio e se manter aquecido é muito útil, porque é mais fácil se machucar em dias mais frios. Além disso, maneirar na bebida é uma boa ideia, uma vez que o álcool aumenta o risco de você tomar decisões mais arriscadas e reduz sua coordenação motora.

É também importante ter pausas durante o dia, descansar e garantir que você consiga dormir o bastante durante a noite. A fadiga é um elemento que está ligado a um maior número de lesões na prática esportiva, de modo geral.

Equipamentos de proteção são essenciais, nem precisamos falar, certo? Caso haja uma queda, um risco comum para os atletas de neve, o capacete previne de lesões maiores na cabeça. Por fim, dê aquela checada em seu equipamento, garantido que está encaixando adequadamente.