Circuito Brasileiro de Rollerski 2020 começa nesta semana. Saiba mais!

O Circuito Brasileiro de Rollerski 2020 ocorre de 12 a 15 de março, no Parque Ecoesportivo Damha, e receberá atletas olímpicos e paralímpicos.

De 12 a 15 de março, São Carlos recebe novamente o Circuito Brasileiro de Rollerski – Campeonato Brasileiro Interclubes. A primeira etapa da competição será disputada no Parque Ecoesportivo Damha, organizada pela CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, e contará com aproximadamente 60 atletas que disputarão provas FIS, provas de Para Rollerski e provas Abertas em diferentes categorias.

O Circuito chega, neste ano, a sua sétima edição e conta com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e da Secretaria de Esportes de São Carlos. Além desta etapa de abertura, ocorrerão mais três, sendo elas em julho, outubro e novembro – todas em São Carlos.

Leandro Ribela, Head Coach do Ski Cross Country na CBDN, destaca a importância da competição para avaliar a performance dos atletas participantes. “Essa primeira etapa será um bom parâmetro para avaliar como os atletas que competiram na Europa estão em relação aos atletas que ficaram treinando no Brasil e buscam uma vaga na equipe para a nova temporada”

Eke completa: “além disso, é um momento importante para os atletas sub 16 que disputam o campeonato brasileiro da categoria e buscam seu espaço nas equipes juniores”.

Clínica Aberta de Rollerski

Vale ressaltar que esta primeira etapa contará com uma Clínica Aberta da modalidade para o público geral. Ou seja, qualquer pessoa que queira entender e ter um primeiro contato com o Rollerski poderá ter uma aula exclusiva com os treinadores da Confederação.

“A clínica aberta ao público visa promover a modalidade e captar participantes para o novo núcleo de iniciação em São Carlos, que passará a ter atividades regulares duas vezes por semana a partir do mês de abril”, acrescenta Leandro.

A atividade ocorre no sábado, 14, a partir das 15h no Damha. A inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.

Saiba mais sobre a modalidade aqui!

Participação de atletas de destaque e expectativa por disputas acirradas

A competição não apenas vale para definir os títulos nacionais, como também conta pontos no ranking internacional de Ski Cross Country da FIS – Federação Internacional de Ski. Deste modo, o Circuito é um caminho importante para que os atletas brasileiros conquistem vagas em competições como Copas do Mundo, Mundiais e Jogos Olímpicos.

“O rollerski é uma peça fundamental dentro da estratégia de longo prazo da CBDN no desenvolvimento do Ski Cross Country e do Biathlon de Inverno, Olímpico e Paralímpico, e tem se mostrado uma ferramenta extremamente eficiente na preparação dos nossos atletas”, explica Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da CBDN.

Entre os confirmados, destaque para Rhaick Bomfim, Eduarda Ribera e Taynara da Silva, que participaram dos Jogos Olímpicos da Juventude em janeiro deste ano. Vale ressaltar também Victor Santos, atleta olímpico e atual campeão do Circuito 2019.

Circuito Brasileiro de Para Rollerski

Há quatro anos, a competição também conta com provas de para rollerski na sua programação. Nesta primeira etapa, serão cerca de 17 atletas, dos diferentes Núcleos de Desenvolvimento da CBDN (Jundiaí, Santos, São Carlos e Caraguatatuba).

Destaque para a participação de Cristian Ribera, que acaba de retornar da Copa do Mundo de Para Ski Cross Country com duas medalhas de prata. Gustavo Haidar, Supervisor do Esporte Paralímpico na CBDN, tem expectativas que a competição será acirrada.

“Eu espero uma disputa bem competitiva entre os atletas, com alto nível técnico, visto que eles representaram o Brasil nas etapas da Copa do Mundo de Para Ski Cross Country ocorridas no início do ano“, conta.

Confira a programação de provas da primeira etapa

12/03 – Treino Oficial
13/03 – Distance Clássico
14/03 – Sprint Livre
15/03 – Distance Livre

Ski Cross Country no Brasil

Manex Silva conquista melhor resultado do Brasil em Mundial Júnior de Ski Cross Country