5 dicas para tornar sua viagem de neve mais sustentável!

viagem de neve sustentável
Créditos: Rolf Blicher Godfrey

A sustentabilidade é cada vez mais importante quando se trata de neve. Com o avanço do aquecimento global e o aumento emissões de gases de efeito estufa, os ecossistemas de neve estão mais ameaçados do que nunca. Por isso, o Brasil na Neve traz 5 dicas para você tornar sua próxima viagem de neve mais sustentável!

Opte por resorts sustentáveis

Por serem afetados diretamente pelas mudanças climáticas, muitos resorts de neve ao redor do mundo têm optado por se tornar cada vez mais sustentáveis.

Existem diferentes maneiras de tornar um resort mais sustentável. Os resorts de Laax, na Suíça, e de Lake Tahoe, nos EUA, por exemplo, estão operando seus ski lifts através de energia renovável. Outro exemplo, é o resort francês de Avoriaz, que construiu um parque ecológico com madeira de árvores caídas naturalmente, buscando compensar sua emissão de carbono.

Créditos: Jason Blackeye/Unsplash

Por isso, em sua próxima viagem para a neve busque dar preferência à resorts que tenham políticas sustentáveis!

Alugue ao invés de comprar

Caso você não viaje para a neve com frequência, evite comprar seus equipamentos. A maioria dos resorts de neve oferece alguéis de equipamentos completos para a prática do Ski e do Snowboard.

Além de diminuir a emissão de carbono, sendo mais sustentável, essa medida é mais barata e ainda não ocupa espaço na sua bagagem!

Prefira produtos mais sustentáveis

Essa dica também é muito valiosa: valorize e prefira produtos sustentáveis. Cada vez mais, as marcas de esporte buscam ser mais sustentáveis e reduzir sua emissão de carbono. Procure consumir de marcas que se utilizam de métodos alternativos de produção buscando diminuir sua pegada de carbono.

No Ski por exemplo, inúmeras marcas se utilizam de madeira chamadas FSC-certified, que significa que essas madeiras são retiradas de florestas administradas com o devido cuidado em preservar o ecossistema e a biodiversidade, para fazer seus materiais.

Bem como os skis e as roupas, existem várias opções de ceras para Ski e Snowboard, que são essenciais para a boa manutenção desses equipamentos, sem químicas nocivas para o meio ambiente.

Aproveite mais suas roupas

Outra dica para fazer sua viagem de neve mais sustentável é: aproveite suas roupas ao máximo.

Muitas vezes por conta de tendências de moda acabamos por não utilizar nossas roupas até o fim de sua vida útil, gerando maior consumo e, consequentemente, mais poluição. Entretanto, quando se fala em roupas de neve, a maioria delas é mais durável que as roupas comuns.

Outra opção é doar suas roupas de neve para outras pessoas. Às vezes o que é descartável para você pode ser útil para outra pessoa!

Esteja atento às novas tecnologias

Por fim, as novas tecnologias estão avançando em direção à sustentabilidade. Usar um ski pass digital ao invés do físico, por exemplo, já gera um pouco menos de poluição.

Além disso, alguns resorts têm mecanismos de reciclagem dos ski passes físicos, diminuindo sua emissão de carbono.

Créditos: Skidata

Em resumo, apesar das mudanças climáticas serem um problema coletivo, através de pequenas ações individuais, podemos contribuir para um planeta mais sustentável!

Leia também:

Conheça esses 10 esportes de inverno inusitados

Conheça 3 resorts que foram sede de eventos esportivos na temporada