Como tornar resorts mais sustentáveis?

Como tornar resorts mais sustentáveis?
Lauren Missaire/Unsplash

Uma das principais pautas dos resorts de neve nos últimos anos tem sido a sustentabilidade. Com as mudanças climáticas sendo uma ameaça constante aos esportes na neve, tornar os resorts cada vez mais sustentáveis do ponto de vista ecológico passou a ser uma necessidade.

Mas como tornar os resorts mais sustentáveis? O Brasil na Neve traz 3 alternativas possíveis para resorts de neve do mundo inteiro se tornarem mais sustentáveis:

Operação de Ski Lifts com energia renovável

Os ski lifts são geralmente movidos por energia elétrica. Esse mecanismo indispensável em qualquer resort de neve também é um dos que mais consome energia. Cada um deles equivale a manutenção de 3,8 casas anualmente nos EUA.

Trocar as fontes de energia advindas de combustíveis fósseis por energias renováveis é uma possibilidade. Atualmente, o resort de Laax na Suíça usa a energia solar para operar 5 de seus ski lifts. Outro resort que é exemplo em medidas nesse aspecto é o de Lake Tahoe, nos Estados Unidos. O resort localizado na Califórnia já tem 40% de sua operação baseada em fontes de energia limpa e se prepara para chegar a 100% até 2030.

Ski lifts
Quenten Janssen/Unsplash

Diminuir o uso dos Snow groomers

Outro dispositivo indispensável para o funcionamento de um resort de neve são os snow groomers, as máquinas que pisam e preparam as pistas. Esse veículo serve para compactar, nivelar e limpar a neve, de forma a manter uma superfície apropriada para a prática de esportes. Porém, seu uso indiscriminado pode gerar impactos negativos para o solo, mudando sua composição química e alterando seu formato. Oferecer trajetos “off-pist” e incentivar trilhas alternativas são boas possibilidades para a diminuição do uso dos groomers.

Além disso, grande parte desses veículos são movidos a diesel, portanto emitem muito gás carbônico. Alguns resorts franceses implementaram o uso de veículos movidos a hidrogênio na manutenção de suas pistas de ski.

Snow groomer
George Kroeker/Unsplash

Promover a sustentabilidade total de suas estruturas

Muito se pensa no uso de fontes renováveis de energia na operação das pistas, mas é muito importante que as medidas sustentáveis não se restrinjam apenas a neve.

Os resorts de neve em sua maioria possuem hotéis, restaurantes, bares e outras áreas de lazer. Dessa maneira, é de suma importância que haja um esforço grande da organização em utilizar fontes de energia renovável e diminuir a emissão de carbono nessas atividades “extras”.

O resort francês de Avoriaz por exemplo construiu um parque ecológico com madeira de árvores caídas naturalmente, buscando compensar sua emissão de carbono. Também na França, o resort de Serre Chevalier está trabalhando em diminuir o uso de plástico em sua operação, com o uso de ski passes virtuais, por exemplo.

Leia sobre a sustentabilidade nos Jogos Olímpicos de Inverno 2022

Leia sobre a cobertura dos glaciers