3 medidas por um esporte de neve mais sustentável

esporte de neve sustentável
Foto: Glade Optics/Unsplash

Os esportes de inverno são um dos principais afetados pelas mudanças climáticas do planeta por conta das ações humanas. Por isso, a comunidade de esportes na neve têm se posicionado cada vez mais sobre o tema. Conheça 3 medidas tomadas pelas principais autoridades por um esporte de neve mais sustentável!

Rainforest Initiative

Em 2021, a Federação Internacional de Ski e Snowboard (FIS) lançou a Rainforest Initiative, um projeto que visa reduzir a pegada de carbono nas operações das competições e demais eventos da entidade.

Essa ação pioneira entre as federações internacionais de esportes segue sendo um dos principais focos da FIS no combate às mudanças climáticas. Seja na conscientização ou na promoção de atitudes concretas, a federação tem se destacado na categoria sustentabilidade.

Mountain Summit

Atualmente, a União Internacional de Biathlon (IBU) faz parte do Mountain Summit, uma organização com foco principal em promover sustentabilidade nas montanhas. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Comitê Olímpico Internacional estão entre as entidades que lideram o movimento.

O principal objetivo do Mountain Summit é promover medidas mais sustentáveis nas regiões e comunidades localizadas nas montanhas através do esporte, minimizando suas consequências negativas e maximizando o cuidado com a natureza!

Conselhos de sustentabilidade e planos de metas

Atualmente, tanto a FIS como a IBU tem ativos Conselhos de sustentabilidade, que ocorrem anualmente para discutir o que têm sido feito por um esporte de neve mais sustentável.

Além disso, nas reuniões dos conselhos também são discutidos e aprovados os planos de metas de sustentabilidade das entidades. A IBU, por exemplo, se somou a outras entidades e autoridades ao Race to Zero, campanha que visa zerar a emissão de carbono até 2030.

Leia também:

5 dicas essenciais para sua primeira viagem para a neve!

Conheça a história do Ski Cross Country