Você conhece a Caminhada Nórdica? Essa modalidade surgiu na Finlândia como um método de treinamento para o Ski no verão e, desde então, se tornou um esporte completo, com praticantes de todas as idades ao redor do mundo.
O que é a Caminhada Nórdica?
A Caminhada Nórdica é muito parecida com o Ski Cross Country, porém sem os esquis. Nessa modalidade são utilizados bastões específicos, mais curtos que os utilizados para a prática do Ski.
Basicamente, o esporte consiste em movimentos mais acentuados dos braços, um pouco mais intensos que em uma caminhada comum e um pouco menos intensos que uma corrida.
O esporte pode ser praticado na neve, seja em trilhas demarcadas ou não, bem como pode ser praticado no asfalto. Por conta disso, o esporte se tornou popular em vários lugares do mundo, não apenas em regiões de montanha.
Origem do esporte
Como citado anteriormente, a modalidade tem sua origem em meados do século XX na Finlândia. Em seu início, essa era uma prática dos atletas de Ski Cross Country para continuar em forma no verão.
Depois de um tempo de prática, eles perceberam que os resultados estavam sendo positivos, sendo um treinamento eficaz no período com menos neve.
A primeira aparição da modalidade de maneira oficial na literatura esportiva foi em 1979, quando Mauri Repo a definiu em uma publicação intitulada “Hiihdon lajiosa“, em tradução livre “O esporte do Ski”.
A partir de então, o esporte tomou forma como conhecemos hoje, tendo seus primeiros bastões específicos produzidos em 1997 pela empresa Exel e ganhando notoriedade ao redor do mundo.
Onde praticar?
Para praticar a Caminhada Nórdica não é necessário estar na neve. Existem inúmeros coletivos e associações de amantes da modalidade que a praticam em parques, praças e em diversos outros lugares.
Da mesma maneira, é possível praticar a caminhada na neve. Inclusive, existem vários resorts que oferecem essa atividade, como: St. Moritz (Suíça), Valmorel (França) e também Via Lattea (Itália).
Leia também: