Setembro amarelo no Ski: conheça programa de prevenção ao suicídio

Entenda por que a saúde mental será prioridade para a Associação de Esqui dos Estados Unidos 

Créditos: Kevin May/Unsplash

A US Ski and Snowboard (Associação de Esqui e Snowboard dos EUA, órgão de esqui olímpico e snowboard do país) fez uma parceria no Setembro Amarelo no Ski para prevenir o suicídio.

A ação tem apoio da The Speedy Foundation, uma organização que tem a missão de prevenir o suicídio e apoiar a educação sobre a saúde mental. Foi anunciada no Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio (10 de setembro).

Seu objetivo é fornecer treinamento obrigatório. Isso no intuito de relembrar as pessoas afetadas pelo suicídio. E, dessa forma, conscientizar e focar esforços no direcionamento do tratamento.

O QPR Institute, especializado no assunto, é que vai guiar a prática. Ela tem base em três etapas com as quais qualquer pessoa pode aprender para ajudar a prevenir o suicídio. São elas: questionar, persuadir e encaminhar.

Assim, em apenas uma hora (duração do treinamento), os atletas e membros do esqui no país vão aprender reconhecer sinais de alerta de suicídio. Com isso, estarão preparados para agir e auxiliar alguém em potencial perigo. Tudo de forma gratuita.

Prevenção ao suicídio: Setembro amarelo no Ski

De acordo com o US Ski and Snowboard, esse treinamento é um passo importante no plano interno do Comitê de Saúde Mental da organização. 

“A saúde mental e a prevenção do suicídio são mais do que apenas tópicos nos quais dar foco um dia ou um mês por ano”, aponta publicação oficial. A decisão envolve as descobertas de uma pesquisa nacional que envolveu mais de 2 mil adultos norte-americanos (conduzida pela The Harris Poll).

O estudo, divulgado em 1º de setembro, revelou que a maioria (81%) acredita, que com o resultado do COVID-19, a prevenção do suicídio deve ser uma prioridade nacional.

Além disso, o órgão também se comprometeu anualmente a concluir uma autoavaliação das práticas de saúde mental. Isso a fim de revisar os resultados, realizar recomendações e implementar alterações quando necessário.